VOLTAR PARA OS TEMAS

[DM2] MODELO ENEM - FUNK OSTENTAÇÃO

ENEM

FUNK OSTENTAÇÃO

MODELO ENEM

ID: DM2


Texto I
O estilo musical denominado ‘Funk Ostentação’, originado no estado de São Paulo, transformou-se em um verdadeiro fenômeno nacional idolatrado por crianças, adolescentes e jovens da periferia. Os principais personagens da história são também garotos da periferia, que, através do funk, abriram a cortina da segregação social e apresentaram, para os excluídos e marginalizados, as maravilhas do mundo da ostentação e da exaltação da riqueza.
Cerca de 75% dos jovens do país acessam as redes sociais pelo menos três vezes por semana – e está na internet o terreno fértil para a divulgação desse estilo de vida. São videoclipes que ultrapassam os quinze milhões de acessos de um público que assiste, atento,à ode ao consumo de itens de luxo, como carros e motocicletas esportivos, correntes, relógios e anéis de ouro maciços, roupas e acessórios de marcas consagradas. Tudo isso regado a muito champanha e caviar.
O assassinato de um dos maiores expoentes deste estilo de vida, o jovem MC Daleste, baleado em pleno palco enquanto fazia uma apresentação na cidade de Campinas, trouxe à tona um debate que revelou um elevado grau de hipocrisia. Analistas, músicos, jornalistas e intelectuais levantaram duras críticas ao discurso de incentivo ao consumo desenfreado, alegando que este estilo de vida leva um grande número de jovens ao mundo do crime.

Raphaella Mendes, Redação Minas Gerais, com modificações.
inhttp://averdade.org.br/2014/02/funk-ostentacao-sociedade-consumo-ostenta-hipocrisia/


TEXTO II

Projeto de lei que transforma funk em movimento cultural é aprovado no Rio,

por Anderson Dezan


Texto assegura a realização de manifestações próprias relacionadas ao funk. A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou por unanimidade na noite desta terça-feira (01) o projeto de lei que transforma o funk em um movimento cultural e musical de caráter popular. O texto, de autoria dos deputados estaduais Marcelo Freixo (PSOL) e Wagner Montes (PDT), seguirá para o governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancioná-lo. "O funk deixa de ser tratado pela polícia para ser tratado pela cultura. Essa é uma grande justiça que a assembleia faz com o Rio de Janeiro", declarou Marcelo Freixo. "Não tem porque calar o funk porque é som de preto e favelado que quando toca ninguém fica parado". O projeto de lei aprovado assegura a realização de manifestações próprias relacionadas ao funk. De acordo com a norma, os assuntos relativos ao estilo musical devem ser prioritariamente da competência de secretarias ou outros órgãos ligados à cultura. O texto também proíbe qualquer tipo de discriminação e preconceito contra o funk."O importante deste ato de hoje é que a partir de agora a gente vai poder dar um tratamento igualitário ao funk, já que lei anterior era muito discriminatória", disse a secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes. Ela ressaltou que o funk não é um ritmo reconhecido somente no Brasil, mas no restante do mundo também.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/projeto-de-lei-que-transforma-funk-em-movimento-cultural-e-aprovado-no-rio/n1237621713679.html


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema:


“A polêmica em torno do funk ostentação.”


Apresente, ao final, uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione,de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


#RUMOÀNOTAMIL