EFAF - FÁBULA - FILHOTE DE CÃO E TÊNIS VELHOS VALEM MUITO!
FÁBULA - EF ANOS FINAIS
FÁBULA
FILHOTE DE CÃO E TÊNIS VELHOS VALEM MUITO!
ID: EH6
Você
já sabe, mas não custa lembrar...
A
fábula é gênero textual de caráter híbrido – além de episódios narrativos, há
certa sugestão de argumentação, para,
em seguida, finalizar com uma advertência ou um conselho – é a moral da fábula.
A fábula tem,
portanto, caráter pedagógico, uma vez que pretende ensinar o leitor a como viver em
sociedade. Para atingir essa finalidade, o fabulista lida com ações e exemplos
próximos da realidade, e utiliza-se de animais personificados para viverem a
trama – as personagens têm características/sentimentos humanos bons e ruins:
medo, egoísmo, vaidade, mentira, ganância, gratidão, preguiça, generosidade,
amizade, inimizade etc.
É comum, nas fábulas,
animais e coisas personificados contracenarem com pessoas.
ESTRUTURA:
Ainda que maleável, recomenda-se adotar a seguinte estrutura para a composição
das fábulas:
1.
situação inicial; 2. conflito; 3. tentativa de solução; 4. solução/situação final e 5. moral.
***
CONTEXTO: Bia e
André, dois irmãos, por um motivo qualquer, discutem. André,
furioso, resolve deixar a sala e, sem querer, pisa o cadarço do tênis, tropeça em Nero (filhote de cachorro) e cai. André diz: “Filhote de cão e tênis velhos não valem nada!”
PROPOSTA
DE REDAÇÃO: Você deverá explorar a cena e escrever uma fábula, a partir da sugestão: "Filhote de cão
e tênis velhos valem muito!"
OPERAÇÃO
PUXA-IDEIAS: Antes do começar a escrever, pense: por que os irmãos discutiam?;
qual a estratégia de Nero e dos tênis velhos para provarem que valem muito?;
será que, até o final da trama, Nero e os tênis conseguirão reconciliar os dois
irmãos?; como?...
Levante outras hipóteses. Não economize criatividade!
Dê um título
sugestivo à fábula, e não se esqueça de finalizá-la com uma advertência ou um
conselho.
***
SUPER DICAS:
. Esteja certo de que ninguém
pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.
. Não tenha preguiça de escrever e
reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro,
muito, muito melhor do que o segundo...
. Até o final de sua
fábula, o leitor pretenderá encontrar respostas para: o que aconteceu?, com quem?,
como?, quando?, por quê?, moral da história...
. Antes de entregar sua
produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a
autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e
os parágrafos estão bem ligados, se as ideias estão numa sequência cronológica
e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a
ortografia, as regras de acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão
corretos.