VOLTAR PARA OS TEMAS

[G16] ENSINO FUNDAMENTAL - DISSERTAÇÃO - VÍCIO EM GAMES

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA - EF

VÍCIO EM GAMES

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

ID: G16


Texto I


Texto II

Passar horas sem fazer quaisquer outras atividades a não ser jogar, deixar de se reunir com os amigos, isolar-se da família e apresentar comportamentos agressivos quando distante dos games podem ser sintomas de um caso de vício em jogos eletrônicos. Apelidada de gaming disorder, a dependência de jogos de videogames é reconhecida desde 2018 pela Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID 11), da Organização Mundial da Saúde. (...) O tratamento àqueles que apresentam essa dependência costuma ser adaptado de outros transtornos e vícios, como de dependência química. Em casos de outras doenças com sintomas agravados, como ansiedade e depressão, podem ser prescritos ansiolíticos e antidepressivos. Além disso, para todos os casos, a psicoterapia é a principal medida. Nela, juntamente a um psicólogo (...), o paciente aprende a lidar com suas emoções e compreende o que o leva a ter tanta obsessão pelos jogos. (...) A fim de substituir os games, os profissionais da saúde recomendam outras atividades, como prática de esportes, meditação, aulas de música ou de quaisquer opções culturais.

Disponível em: https://hospitalsantamonica.com.br/como-tratar-quem-tem-vicio-em-jogos-eletronicos/, adaptado

Acesso em 11.jul.2021


COMANDO: Escreva uma dissertação argumentativa sobre o tema: “Os perigos do vício em games entre os jovens”.


SÓ PARA LEMBRAR...Os textos dissertativos apresentam e discutem um tema. Para escrever a dissertação, entre outros aspectos aprendidos em sala de aula, é necessário: 1) apresentar o tema; 2) apresentar a tese (sua opinião/posicionamento sobre o tema; 3) discutir o tema, a partir de evidências, fatos, comparações, justificativas, exemplos, comentários de voz de autoridade etc.; 4) finalizar o raciocínio, ou seja, desfechar o texto, retomando e reforçando o ponto de vista defendido ao longo do texto.


IMPORTANTE: Se você já tinha o hábito de ler jornais e assistir a documentários, a partir de agora, isso vai ajudar você a fundamentar sua discussão. Afinal, só é possível discutir, ou seja, defender um ponto de vista, quando se tem conhecimento sobre aquele determinado assunto. Se não for assim, bem provavelmente, a dissertação pode ficar bem próxima do senso comum, quer dizer, bem próxima daquilo que todo mundo diz. Os textos acima, como você percebeu, ajudam você a pensar um pouco mais sobre o tema – e quanto mais você ler sobre ele, mais repertório, quer dizer, conteúdo você terá para desenvolver sua dissertação.