VOLTAR PARA OS TEMAS

[FRU] EM - PERFIL - MODELO UFU - AYRTON SENNA

UFU - PERFIL

AYRTON SENNA

PERFIL – MODELO UFU

ID: FRU


Leia com atenção todas as instruções:

. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação que você pretende abordar.

. Se a estrutura do gênero exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura, JOSÉ ou JOSEFA.

. Em hipótese nenhuma escreva seu nome, nem pseudônimo, nem apelido.

. Utilize trechos dos textos motivadores, parafraseando-os.

. Não copie trechos dos textos motivadores.


Leia o texto abaixo:

SONHOS DE CRIANÇA

Paulistano do bairro de Santana, Ayrton Senna nasceu com a velocidade correndo em suas veias. Incentivado pelo seu pai (Sr. Milton), aos 4 anos de idade já apresentava uma habilidade incrível com o Kart e, a partir disso, a paixão pelo barulho do motor acelerado só aumentou. Aos 9 anos, conduzia jipes com destreza característica de muita experiência; aos 13, já competia oficialmente. Terminou como segundo colocado diversas vezes, o que não o bastava. Foi quando, em 1977, pôde sentir pela primeira vez o saboroso gosto de uma vitória - e decidir que aquele era o seu lugar.

O desenvolvimento de Senna como piloto parte de muita inspiração do então garoto, que dedicava inúmeras horas do seu dia em treinamentos. Em 1981, começou a competir na Europa, ganhando o campeonato inglês de Fórmula Ford 1600 - com uma marca de 12 vitórias em 20 corridas. Foi nesse período que decidiu usar o sobrenome de solteira de sua mãe, Senna, já que Silva é um nome muito comum no Brasil. Em 1983, venceu o campeonato inglês de Fórmula 3 pela equipe Dick Bennets, com 13 vitórias em 21 corridas, sendo 9 delas consecutivas. Triunfou também no Grande Prêmio de Macau pela Teddy Yip’s Theodore Racing Team. O piloto estava na sua melhor forma e em uma ascendente impressionante - absolutamente nada o tirava do foco que tinha.


OS PRIMEIROS PASSOS DE UM CAMPEÃO

Senna desejava tanto fazer parte da Williams, que se ofereceu para correr sem receber, e mesmo assim foi vetado, já que o contrato de Prost contava com uma cláusula que impedia de contratar o brasileiro. Quando percebeu as vias de contratação de Airton, Prost decidiu se retirar. Na melhor equipe, com o melhor motor, Senna era favorito ao campeonato. A pré-temporada mostrou um carro rápido, porém difícil de dirigir. O próprio Senna fez várias declarações de que o carro era instável e desajeitado. Seu início de temporada não foi dos melhores, numa espécie de prenúncios dos trágicos eventos que o acometeriam durante sua terceira corrida.

A TEMPORADA QUE NÃO TERMINOU

Foi no GP de San Marino que Senna acelerou no que seria a sua última corrida. Entrou na curva Tamburello. Perdeu o controle devido a uma barra de direção quebrada. A telemetria mostrou que Senna, ao perceber que ia bater, conseguiu reduzir o carro de 300 km/h para 200km/h. Nesse momento, toda a nação brasileira prendeu a respiração, esperando qualquer movimento por parte do piloto. Um movimento leve aconteceu, mas piorou drasticamente seus danos cerebrais. Atendido prontamente na pista, foi transferido para o hospital, onde, poucas horas depois, foi declarado como morto. Era o ponto final do atleta e o começo de um majestoso legado.



https://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/


Na vida afetiva, Ayrton Senna – sempre muito focado em sua carreira – teve somente cinco namoros que temos conhecimento: Lílian de Vasconcellos Souza, Adriane Yamin, Xuxa Meneghel, Cristine Ferraciu e Adriane Galisteu. Ele mantinha sua vida pessoal afastada da vida do ídolo da F1 o máximo que podia. Casou-se oficialmente com Lílian em fevereiro de 1981. Após o casamento, Lílian passou a assinar Lílian Senna da Silva. Passaram a lua-de-mel em Chicago, na casa de Fábio Machado, primo de Senna, e chegaram a viver juntos em uma casa em Londres, na época em que o piloto competia pela Fórmula Ford 1.600, mas a união durou apenas oito meses.

https://www.meionorte.com/entretenimento/famosos/saiba-alguns-detalhes-chocantes-da-vida-de-ayrton-senna-365577/slide/85

A partir do texto motivador, escreva o PERFIL do piloto AYRTON SENNA.