EFAF - TEXTO TEATRAL - ESQUETE - INVISIBILIDADE SOCIAL, A PARTIR DE MACABÉA (Atividade com TutorIA Redigir😉)
TEATRO - EF ANOS FINAIS
Atividade com TutorIA Redigir
TEXTO TEATRAL – ESQUETE
INVISIBILIDADE SOCIAL – A PARTIR DE MACABÉA
ID: F9Q
O teatro é um gênero textual que se apropria dos tipos narrativo e dialogal, ou
seja, o enredo é contado por meio de rubricas e de diálogos entre os atores. A
peça é dividida em atos – como se fossem capítulos de um enredo. No teatro, há
mensagens para serem “lidas” na expressão corporal/facial dos atores.
A escrita teatral tem 2 partes: o
texto principal e o secundário.
.
principal: interação dos atores – por meio do diálogo, o espectador vai
conhecendo o enredo;
.
secundário: rubricas, ou seja, anotações que seguem às margens do texto
principal, a fim de nortearem o encenador, tais como: fim do primeiro ato;
gritos na rua etc.
As
rubricas também servem para definir o perfil dos atores, o cenário, o tempo e
outros aspectos importantes para a encenação.
Para
exemplificar, leia o fragmento de “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna
(com nossos ajustes):
Chicó entra com o
gato (1):
Chicó (2): Tome o seu gato! Eu não tenho nada com isso
(3)!
João dá-lhe uma
cotovelada e apresenta o gato à mulher (4):
João (5): Está aí o gato (6)!
(1,
2, 4 e 5: textos secundários – rubricas; 3 e 6: textos principais – diálogos,
por meio dos quais a história vai sendo desenvolvida.)
Em
atividades escolares, propõe-se a composição de esquete, que é uma cena
completa, de curta duração.
Sinopse da obra “A hora da estrela”,
de Clarice Lispector: Macabéa é a protagonista da obra. Lispector
trouxe à tona o problema da invisibilidade social. A personagem Macabéa é uma
moça alagoana, que se mudou para o Rio de Janeiro, onde se empregou como
datilógrafa. Ela dividia, com outras moças, um quarto de pensão, distraía-se
colecionando recortes de revistas de cosméticos. No dia do pagamento, comprava
para si mesma um buquê de rosas e ia ao cinema. A moça era apaixonada por
Olímpico de Jesus (também nordestino), embora ele a tenha trocado por Glória,
outra datilógrafa. O enredo termina quando Macabéa vai a uma cartomante e...
Por Gislaine Buosi
COMANDO:
Agora você é o dramaturgo! Aproveite a problemática (invisibilidade social)
vivida por Macabéa e, a partir da sinopse da obra, crie um ESQUETE, ou
seja, uma cena completa, de curta duração. O tema de seu esquete,também recolhido da obra, será: “Macabéa
vai a uma cartomante”. Leve em consideração o contexto da obra para, então,
caracterizar os atores, o cenário e outros detalhes necessários para a
composição do esquete. Se for preciso, observe, no texto de Ariano Suassuna, a
estratégia para a elaboração dos diálogos e das rubricas.