VOLTAR PARA OS TEMAS

[FWT] EF - REGIMENTO INTERNO DO TEATRO MUNICIPAL

REGIMENTO INTERNO - EF

REGIMENTO INTERNO DO TEATRO MUNICIPAL

ID: FWT


O que é Regimento Interno?

Regimento Interno é um texto instrucional, que consiste em um conjunto de regras que regulam as atividades desenvolvidas pelas pessoas, nos diversos segmentos de uma determinada instituição. O mais conhecido deles é o Regimento Escolar, instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de qualquer escola.

As regras que compõem o Regimento devem não só estar fundamentadas na legislação, como também atentar aos princípios democráticos e aos direitos humanos. Desse modo, o Regimento não pode prescrever nenhuma ação ou proibição que comprometa a dignidade ou a liberdade das pessoas que estiverem sujeitas a ele. Os direitos e deveres atribuídos às pessoas devem ser claros e factíveis.

Tal como acontece nos textos de leis, a redação do Regimento Interno é organizada em Títulos, Capítulos e Seções, os quais são compostos por artigos, parágrafos, incisos e alíneas. O texto é finalizado com a indicação de cidade e data, além da assinatura do diretor da instituição que expediu o Regimento.

Para o que agora nos interessa, vamos redigir um Regimento Interno utilizando Título (assunto abrangente), Artigos (divisão do assunto) e Parágrafos (explicação, exemplificação ou ressalva da divisão do assunto).

Por exemplo:

DOS DIAS E DO HORÁRIO DE TRABALHO DA EQUIPE DE MANUTENÇÃO

Art. 17º - Os prestadores de serviços de manutenção e limpeza deverão entrar pela porta lateral, às 7h, uniformizados e identificados com crachás, e deverão sair, às 14h, pela porta frontal.

Parágrafo único: Nos finais de semana e nos feriados nacionais, o horário de entrada e saída serão comunicados, em particular, nos endereços eletrônicos dos prestadores de serviços.



https://escolamutatis.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Espa%C3%A7os-Teatro-Eva-Herz-Livraria-Cultura.jpg


CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que você esteja no teatro de sua cidade. Está tudo em ordem – estacionamento, bilheteria, portaria, recepção, bomboniere, bebedouros, iluminação, som ambiente, poltronas, palco, banheiros?

Imagine agora a quantidade de regras que foram previstas no Regimento Interno do teatro, a fim de que tudo estivesse preparado para receber os artistas e o público expectador, com eficiência e organização.

COMANDO: Você deverá redigir o Regimento Interno do Teatro Municipal ...... (atribua um nome ao teatro).

Finalize o texto com a indicação de cidade e data, além da assinatura do diretor do Teatro Municipal ......