VOLTAR PARA OS TEMAS

[FMK] EF - NOTÍCIA - TERESINHA DE JESUS

NOTÍCIA - EF

TERESINHA DE JESUS, DE UMA QUEDA, FOI AO CHÃO

NOTÍCIA

ID: FMK


COMANDO: Você é o jornalista! A partir do fragmento colhido de TERESINHA DE JESUS, do cancioneiro popular, você deverá compor um lide jornalístico e redigir uma NOTÍCIA. (Veja adiante o que é e como compor o lide jornalístico.) Caso não haja na letra elementos para compor o lide, você deverá criá-los.

Escreva de 15 a 20 linhas.

https://1.bp.blogspot.com/-L15E2yMa2tg/WP6UuL5RJQI/AAAAAAAAHso/Bo7DabX8HQ06a6Fv6uuAL8CXv7VwJa7kQCLcB/s1600/Terezinha%2Bde%2BJesus%2B4.jpg

 

Teresinha de Jesus

De uma queda foi ao chão

Acudiu três cavalheiros

Todos os três de chapéu na mão

        O primeiro foi seu pai

        O segundo, seu irmão

        O terceiro foi aquele

        A quem Tereza deu a mão

 


Você já sabe, mas não custa lembrar...

Notícia é um gênero textual do discurso jornalístico. Consiste no registro de informações recentes – um acidente, um assalto, uma briga, o desabamento de um prédio, um naufrágio, a alta do preço da gasolina, uma enchente, a inauguração de um hospital, a descoberta de uma vacina etc. A notícia é veiculada em jornais impressos ou virtuais. 

Título e subtítulo da notícia são chamados, respectivamente, MANCHETE e OLHO. A manchete é curta e fácil de entender. É preciso usar palavras-chave da notícia para compor a manchete, que deve ter, preferencialmente, mais verbos de ação e substantivos do que palavras de outras classes gramaticais. Os verbos de ação devem ser empregados no Presente do Modo Indicativo, que sugerem o “agora há pouco” da informação.

manchete deve atrair a atenção do leitor para que ele, de fato, leia a notícia. O olho é um fragmento recolhido (e, por vezes, adaptado) do texto.

Lide jornalístico: primeiro parágrafo de um texto do campo jornalístico informativo, como Notícia e Reportagem, por exemplo, deve conter o lide. A expressão inglesa "lead" significa "primeiro" ou "guia", e é essa a finalidade do parágrafo inicial de um texto informativo - levar ao conhecimento do leitor, de maneira sintética/enxuta, os principais pontos da matéria.

Desse modo, o lide assemelha-se a um miniconto, uma vez que, para construir o lide, o jornalista deverá encontrar respostas curtas para os elementos: O QUÊ?; QUEM?; ONDE?; QUANDO?; POR QUÊ?; PARA QUÊ?; COMO? Os parágrafos seguintes contêm os pormenores da matéria. Nos jornais impressos oficiais, o lide costuma ter, aproximadamente, 300 caracteres. A notícia é escrita na 3.ª pessoa do discurso – em tese, os fatos são relatados sem a intromissão/opinião do jornalista.

Exemplo:

Morte no asfalto

Acidente na BR 459, entre Santa Rita do Sapucaí e Olegário Maciel, deixa dois mortos e um ferido

Uma equipe do Samu foi acionada, ontem (26), por volta das 6h, para socorrer vítimas de acidente de trânsito, entre Santa Rita do Sapucaí e Olegário Maciel. Na colisão, Emiliana Pimentel, 36, pilotava uma moto, que colidiu com um Fiat-Pálio, conduzido por Ari Gouvea, 39. Segundo informações prestadas pela polícia, ambos os condutores teriam participado de uma festa, e estavam embriagados.