EFAF - CARTA ABERTA AOS JOVENS DO TIME DE BASE DO FLAMENGO

INCÊNDIO NO CENTRO DE TREINAMENTO DO FLAMENGO

ID: ES1

TEXTO DE APOIO

Entenda: o que sabemos sobre o incêndio no CT do Flamengo

Dez pessoas foram mortas e três ficaram feridas após local pegar fogo na manhã do dia 8 de fevereiro

Daniel Batista, O Estado de S.Paulo
08 Fevereiro 2019 | 15h25

Um incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo, em Vargem Grande, zona oeste do Rio, nas primeiras horas da manhã do dia 8 de fevereiro, causou a morte de dez pessoas e mais três ficaram feridas. O local em que os jovens da base do clube ficavam alojados pegou fogo por volta das 5h.

[...]

O presidente do clube, Rodolfo Landim, visivelmente emocionado, deu uma rápida declaração sobre o que aconteceu e prometeu apoio aos familiares de quem morreu. "Estamos todos consternados. Esta é certamente a maior tragédia pela qual esse clube já passou nos últimos 123 anos (...).

(https://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,incendio-no-ninho-do-urubu-ct-do-flamengo,7000271338 , acesso em 17-2-2019.)

CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que você seja o presidente do Centro de Treinamento do Flamengo e que, por conta da tragédia acima noticiada, você soube que os jovens que fazem parte da categoria de base do time estão desmotivados a retomarem os treinamentos.

Você resolve, então, escrever uma CARTA ABERTA, destinada a esses jovens, manifestando, em primeiro lugar, solidariedade com a equipe, por terem perdido amigos no incêndio; depois, você deve dizer que as instalações do CT foram reformadas e incentivá-los a retomar a rotina de treinamento.

A CARTA ABERTA será afixada no mural da recepção do clube. Escreva de 25 a 30 linhas.

Só para lembrar...

CARTA ABERTA é um gênero textual expositivo, argumentativo e reivindicatório. A principal característica da CARTA ABERTA é permitir que uma pessoa ou uma coletividade exponha, abertamente, suas reclamações e suas pretensões/reivindicações acerca de algo que, normalmente, não alcançou de modo particular – então a necessidade de um apelo “aberto”.

Como fazer uma CARTA ABERTA?

A composição da CARTA ABERTA é maleável. Ainda que não necessariamente nesta sequência, a CARTA ABERTA contém, geralmente, os elementos da carta tradicional, quais sejam: local, data, vocativo, apresentação do remetente, síntese do assunto, discussão e sugestões do remetente para a solução de problemas, frase de impacto/exclamações de ordem (opcional), agradecimento, despedida e assinatura – uma pessoa assina a CARTA em nome próprio e, se for o caso, em nome da coletividade.

A CARTA ABERTA pode ser escrita em 1.ª ou 3.ª pessoa do singular ou do plural. Geralmente, contém título (CARTA ABERTA) e subtítulo, que procura adiantar quem é o remetente, o destinatário e o assunto. Por exemplo:

CARTA ABERTA

DA DIREÇÃO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR

SOBRE A VOLTA ÀS AULAS

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.