Contos
são narrativas curtas. O conto escolar tem, aproximadamente, trinta linhas. É preciso
pensar em: trama (história), personagens (que agem ao longo da história), tempo
(quando acontecem os fatos), narrador (quem conta a história) e espaço (lugar
em que acontecem os fatos).
Atenção
à estrutura tradicional do conto: apresentação das personagens, do tempo e do
espaço, complicação (envolvimento/ação das personagens), clímax (instante de
maior suspense) e desfecho (final da trama).
CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine
que você tenha chegado do colégio à tardezinha. Ao entrar em casa, percebe que
a coleção de selos está na garagem; a gaiola do canarinho está dentro da pia da
cozinha; a bicicleta está no banheiro; a cadeira de balanço do tio... “O que
está acontecendo? Que bagunça é essa?” Seus pais, no canto da sala, riem muito!
E
então? O que houve? De que seus pais estão rindo?... Sua casa sempre foi tão
organizada...
Antes
de começar a redigir, pense, levante outras hipóteses. Não economize
criatividade!
PROPOSTA
DE REDAÇÃO: Você deverá explorar a cena e desenvolver um conto, de
aproximadamente 30 linhas.
SUPER DICAS:
. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que
você pensou – isso é ser original.
. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto
– o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor
do que o segundo...
. Até o final de seu conto, o leitor pretenderá
encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...
. Antes de entregar sua produção textual
ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção:
confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos
estão bem ligados, se as ideias estão numa sequência cronológica e não se
embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, as
regras de acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos.