EFAF - CARTA DE RECLAMAÇÃO AO PROCON - AR-CONDICIONADO COM DEFEITO
CARTA DE RECLAMAÇÃO - EF ANOS FINAIS
CARTA DE RECLAMAÇÃO AO PROCON
DEFEITO EM APARELHO DE AR-CONDICIONADO
ID: ER4
CONTEXTUALIZAÇÃO:
Imagine que você tenha comprado um aparelho de ar-condicionado, na loja Dolce Casa. Com pouquíssimo tempo de
uso, o aparelho parou de funcionar. Muito embora você já tenha tentado, a loja
recusa-se a resolver o problema. Esse é um dado relevante: o Procon precisa
saber disso!
COMANDO: Você deverá encaminhar uma CARTA DE RECLAMAÇÃO ao Procon de sua
cidade, a fim de expor, reclamar e requerer solução ao problema.
Importante: Para
a redação da CARTA DE RECLAMAÇÃO, examine o passo a passo abaixo e, se
necessário, crie elementos/informações que não estejam no enunciado da
proposta. Escreva, aproximadamente, 25 linhas.
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Só para lembrar...
A CARTA DE RECLAMAÇÃO, como o próprio nome adianta, é um gênero textual de caráter expositivo-reivindicatório, de que se vale o consumidor para reclamar de algum defeito no produto ou no serviço contratado.
Assim, a carta de reclamação destina-se àquele que forneceu ou fabricou o produto (ou, se for o caso, ao prestador do serviço); depois de esgotadas as possibilidades de solução do problema diretamente com quais deles, a carta pode ser destinada a instituições de atendimento ao consumidor, como a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
PASSO A PASSO
Ainda que a estrutura seja maleável, a carta de reclamação deve conter, a depender daquilo de que se reclama, basicamente:
1) Data e local;
2) Vocativo;
3) Identificação completa do reclamante;
4) No caso de reclamação ao Procon – identificação completa de reclamado/fornecedor;
5) Exposição do defeito que o levou a reclamar, com a especificação do produto – marca, tamanho, cor, preço etc.;
6) Reclamação – argumentos e justificativas que fundamentem a reclamação;
7) Expectativa do consumidor, diante da propaganda/anuncio do produto que apresentou defeito;
8) Requerimento – pedido/sugestão para a solução do problema;
9) Agradecimento pela tomada de providências;
10) Despedida – “Atenciosamente”;
11) Assinatura;
12) Anexos – cópia de documentos que comprovem o negócio – nota fiscal, contrato etc.; termo de garantia (se for o caso);
13) Outros elementos, conforme a particularidade do produto ou do serviço reclamado.
A CARTA DE RECLAMAÇÃO é escrita, geralmente, na primeira pessoa do discurso.