VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - MÍDIA E ALIMENTAÇÃO INFANTIL

ENEM

MÍDIA A ALIMENTAÇÃO INFANTIL

MODELO ENEM

ID: IH6



Texto I


Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/mais-de-4-milhoes-de-criancas-menores-de-5-anos-tem-excesso-de-peso-na-america-latina-e-caribe. Acesso em 18.mar.2024.



Texto II

Diversos elementos moldam o padrão de consumo alimentar, destacando-se, além das predisposições genética, o contexto cultural e o ambiente familiar, pilares para a construção dos costumes alimentares. Somam-se a isso, em especial durante os primeiros anos de vida, a quantidade e a qualidade da comida a que a criança tem acesso, o que depende, em grande parte, de fatores socioeconômicos e educacionais. Políticas públicas afirmativas também são essenciais para assegurar a nutrição adequada, até porque é um direito humano constitucionalmente assegurado. Mas não é só. No mundo pós-moderno, redes sociais e influencers nutricionais colaboram, e muito, com as escolhas alimentares. Os chamados “nativo digitais” têm a disposição, obviamente, desde o berço, celulares e computadores, responsáveis pelo universo social a que estão inseridos – cabe nesse pacote, inclusive, o fast food.

A mídia, com seu poder persuasivo, afeta significativamente as crianças, que são particularmente suscetíveis à publicidade. A maioria dos alimentos direcionados a este público, por meio das redes sociais, consiste em produtos ricos em calorias, açúcares, gorduras e sódio. A ingestão elevada desses produtos, seja por incentivo da mídia, da família ou dos amigos, leva a uma precoce adoção de práticas alimentares inadequadas, que podem desaguar na obesidade infantil e em outras comorbidades como diabetes tipo II, hipercolesterolemia e hipertensão arterial, afetando a saúde e o bem-estar.

Gislaine Buosi



Texto III

A obesidade infantil é apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos mais graves problemas de saúde pública. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um terço das crianças de 5 a 9 anos está com peso acima do recomendado. Algumas pesquisas têm demonstrado haver relação entre o uso de mídias digitais e consumo de alimentos e bebidas de baixo valor nutricional. No Brasil, os alimentos mais frequentemente anunciados nas mídias pertencem ao grupo representado, na pirâmide alimentar, por gorduras, óleos, açúcares e doces. De um modo geral, crianças e adolescentes não têm maturidade suficiente para controlar suas decisões de compra e acabam dando preferência para a compra e consumo de guloseimas, pobres em substâncias nutritivas, acarretando, com frequência, a obesidade infantil. Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, realizado com 4.604 meninas e 3.668 meninos com idade entre 9 e 15 anos e que preencheram questionários previamente validados para a população adolescente, avaliou as relações longitudinais entre o tempo de utilização de mídias de tela (televisão, jogos eletrônicos, DVDs) e mudança no consumo de alimentos de baixa qualidade nutricional que são comumente anunciados nessas mídias (bebidas açucaradas, fast-foods, doces, salgadinhos) e baixa ingestão de frutas e hortaliças. Os adolescentes foram acompanhados por um período de 2 anos. Os resultados deste estudo demonstraram que o aumento nas horas por dia junto à televisão, jogos eletrônicos e DVDs foi associado com o aumento na ingestão de alimentos de baixa qualidade nutricional total, com o aumento da ingestão de bebidas açucaradas, fast-foods, doces e salgadinhos e com a diminuição do consumo de frutas e hortaliças. Segundo os autores estes resultados reforçam o fato de que o marketing de alimentos pode mediar ligações entre tempo de utilização das mídias de tela, dieta e adiposidade. Recomendam, que a quantidade de marketing de produtos não saudáveis voltados para a juventude nessas mídias sejam melhor controlados, como forma de contribuir para o combate à obesidade.

Disponível em: https://blog.onespa.com.br/a-influencia-da-midia-na-obesidade-de-criancas-e-adolescentes/. Acesso em 18.mar.2024.



Texto IV

Disponível em:

https://1.bp.blogspot.com/-nQ9sdx8KrpM/V5eVS2mzPdI/AAAAAAAAASo/nnJPxUFbADw2BUBCKGPLnZLJTAIvzFJUACEw/s1600/13872358_1049647235128548_1279354759_n.jpg.

Acesso em 18.mar.2024.





PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: "A influência da mídia na alimentação infantil". Apresente proposta de intervenção social que respeite os Direitos Humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.