VOLTAR PARA OS TEMAS

[G5V] EM - DISSERTAÇÃO - MODELO UERJ - SEGURANÇA PÚBLICA - A PARTIR DE "COPACABANA"

UERJ

MODELO UERJ

ID: G5V

SEGURANÇA PÚBLICA - COPACABANA E FEMINICÍDIO



A Uerj já adiantou o tema da prova de Redação, qual seja, a leitura de três romances policiais. Os candidatos não poderão desenvolver nem resumo nem resenha da obra, e sim uma dissertação argumentativa.

Títulos:

A hipótese humana, de Alberto Mussa;

Um romance perigoso, de Flávio Carneiro;

Uma janela em Copacabana, de Luiz Alfredo Garcia-Roza.




CONTEXTUALIZAÇÃO

Assassinatos brutais de mulheres em Copacabana estão na mira do delegado Espinosa

O escritor carioca Luiz Alfredo García Roza lança um instigante romance policial – Uma janela em Copacabana, ambientado no Rio de Janeiro com grandes doses de violência.

Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/pensar/2019/07/26/interna_pensar,1072528/assassinatos-brutais-de-mulheres-em-copacabana-estao-na-mira-do-delega.shtml, adaptado



PROPOSTA DE REDAÇÃO

Com base na leitura do romance Uma janela em Copacabana, no contexto dos crimes de feminicídio no Brasil e em seu próprio conhecimento de mundo, escreva uma redação argumentativo-dissertativa, em prosa, com 20 a 30 linhas, sobre o seguinte tema: Segurança Pública: reflexões sobre a realidade contemporânea e o mundo ficcional em Copacabana.


Utilize a norma-padrão da língua e atribua um título à redação, que deve ser escrita inteiramente com caneta e não deve ser assinada.