VOLTAR PARA OS TEMAS

[GWJ] EFAI - TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - ARCO-ÍRIS

ARTIGO|TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - EF ANOS INICIAIS

COMO SE FORMA O ARCO-ÍRIS?

TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

ID: GWJ



Você já sabe, mas não custa lembrar...

O ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA tem a finalidade de “popularizar a ciência”, ou seja, divulgar às pessoas descobertas e resultados de pesquisas feitas por cientistas.


Nesse artigo, é preciso trazer, o quanto possível, os seguintes elementos:

1) O que foi descoberto;

2) Quem descobriu;

3) Como foi descoberto;

4) Onde se realizou a pesquisa;

5) Quando foram feitos os trabalhos;

6) A importância do que foi descoberto.


Apesar de empregar alguns termos técnicos, o artigo deve ser escrito com linguagem simples, uma vez que pretende divulgar e esclarecer aspectos científicos, inclusive, ao público não especializado.


O artigo de divulgação científica é escrito na terceira pessoa do singular e leva um título bem criativo, a fim de estimular o interesse do leitor.



PROPOSTA DE REDAÇÃO: Motivado pela curiosidade, você deverá pesquisar sobre a formação do arco-íris, para depois redigir o ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, que responderá à pergunta inicial: COMO SE FORMA O ARCO-ÍRIS?



ATENÇÃO: Seu artigo de divulgação científica não pode ser um texto copiado. Leia vários materiais e, durante as leituras, anote as informações mais importantes, as fontes das pesquisas... Só depois escreva o artigo.









SUPER DICA: Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu e confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos fluem, se as ideias não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação e os plurais estão corretos.

Copyright © 2021. All rights reserved.