VOLTAR PARA OS TEMAS

[GD2] EFAI - GUIA TURÍSTICO E ROTEIRO DE VIAGEM - SÃO PAULO

GUIA E ROTEIRO DE VIAGEM - EFAI

GUIA TURÍSTICO E ROTEIRO DE VIAGEM

SÃO PAULO

ID: GD2


VOCÊ JÁ SABE...

O GUIA TURÍSTICO, como o próprio nome adianta, é um gênero textual de caráter, ao mesmo tempo, informativo e propagandístico. O guia também pode sugerir um ROTEIRO, a fim de otimizar* o percurso.

É um texto que tem por finalidade apresentar, orientar e direcionar pessoas/turistas, a respeito do planejamento e da organização de uma viagem.

Geralmente, pessoas que pretendem viajar a um lugar em que nunca estiveram recorrem a um guia, para saberem como chegar (vias de acesso, meios de locomoção). O guia também costuma indicar hotéis, restaurantes, pontos turísticos etc.

*otimizar: criar condições mais favoráveis para; tirar o melhor proveito possível de.


Partes ou seções do guia turístico:

1. Introdução: apresentação do lugar (texto e fotos), com expressões que incentivem o turista a visitar o lugar – venha para ___________; conheça ___________; divirta-se em _____________ etc.;

2. Como chegar – endereço e percurso;

3. O que fazer – indicação de parques, museus, teatros, feiras etc.;

4. Onde se hospedar – indicação de hotéis, pousadas;

5. Onde comer indicação de restaurantes, lanchonetes;

6. Clima – estações bem definidas; neve etc.


Outras dicas sobre a redação do guia turístico:

. é escrito na terceira pessoa do singular;

. leva título – geralmente: O QUE FAZER EM... (nome da cidade);

. os adjetivos são muito explorados, a fim de valorizarem cenários, paisagens etc.


Para o roteiro: é preciso pensar no percurso (caminho), para melhor aproveitar a viagem - passeios, compras etc.


PRODUÇÃO DE TEXTO: Imagine que uma agência de turismo tenha pedido a você a redação de um GUIA TURÍSTICO, com um ROTEIRO DE VIAGEM para apresentar SÃO PAULO aos clientes. A cantora Rita Lee, certa vez, disse que “São Paulo recebe terráqueos de todas as partes do universo”.

Para escrever o guia, faça uma pesquisa na internet e selecione informações. Você vai descobrir por que São Paulo é conhecida como “a cidade que não para, a cidade que não dorme”.


IMPORTANTE: Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu e confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos fluem, se as ideias não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação e os plurais estão corretos.