VOLTAR PARA OS TEMAS

[GAP] EF - TEXTO PARA CAMPANHA - AUTOCUIDADO

TEXTO PUBLICITÁRIO - EF

CAMPANHA PARA O AUTOCUIDADO

TEXTO PUBLICITÁRIO

ID: GAP


Você já sabe, mas não custa lembrar...

O TEXTO PUBLICITÁRIO tem o objetivo de anunciar alguma coisa, isto é, fazer com que uma informação, um produto, um serviço, uma advertência ou uma campanha tornem-se conhecidos. Ele circula em diversos suportes de comunicação: TV, rádio, internet, jornal, outdoor, revista, mural etc.

O redator de um texto publicitário pode utilizar a linguagem verbal e/ou não verbal, além do slogan de campanha. O vocabulário tem de ser simples, conciso (curto, rápido), pois o texto pretende atingir leitores de classes, faixas etárias e formações diversas.

Para seduzir, convencer, incentivar, explicar, advertir, comover, intimidar etc., o texto publicitário, geralmente, privilegia os verbos no Modo Imperativo. As figuras de linguagem, em especial a metáfora e o trocadilho também são muito utilizadas. Por exemplo: FACAS TRAMONTINA – MAIS AFIADAS DO QUE LÍNGUA DE SOGRA. IMPORTANTE: Nos textos publicitários, as advertências são construídas com cautela – é preciso, ao mesmo tempo, ser implacável e educado! Por exemplo: BEBA COM MODERAÇÃO.

O slogan e, por vezes, o formato do veículo de comunicação fazem parte do texto publicitário. Slogan é uma frase de efeito, rápida, de fácil memorização, que pode resumir características do produto, do serviço ou até mesmo da pessoa anunciados. Veja o exemplo abaixo.



https://cargocollective.com/pcportfolio/Itau-Billboards


Leitura:

O que é autocuidado?

O autocuidado se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar e promover melhor qualidade de vida para si mesmo. Separamos algumas dicas: busque seu peso ideal, mas não exagere; mexa-se, pratique exercícios físicos regularmente; aproxime-se das pessoas e não se isole socialmente; busque estar em contato presencial com as pessoas que te façam se sentir bem; planeje-se, evite gastar mais do que ganha; cultive a sua espiritualidade, seja através da religião, da prática de yoga, meditação, ou qualquer atividade que cultive um encontro com si mesmo ou com algo maior; procure estar próximo à natureza, sempre que possível. Diversos estudos têm comprovado os benefícios do contato com a natureza.

A autoestima é fundamental para que confiemos nas nossas decisões, pois é a partir dela que construímos a avaliação que fazemos de nós mesmos e, para compor a autoestima, é necessário praticar o autoconhecimento.

Importante: Vá ao médico e procure seguir suas orientações. Busque ajuda também de outros profissionais de saúde, como psicólogos, nutricionistas, professores de educação física, dentre outros.

https://psiquiatriapaulista.com.br/o-que-e-autocuidado-e-porque-ele-e-tao-importante/, adaptado


CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que você tenha sido convidado para desenvolver um TEXTO PUBLICITÁRIO para uma CAMPANHA que promoverá o AUTOCUIDADO. É preciso orientar, advertir e convencer a população a adotar comportamentos para o autocuidado, não só para o bem-estar físico e metal, como também para a medicina preventiva (adoção de comportamentos que evitam doenças). Use texto verbal (palavras escritas) e não verbal (imagens), e crie um slogan.