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EFAF - RESENHA CRÍTICA - "CRESCER É UMA FERA"

RESENHA - EF ANOS FINAIS

RESENHA CRÍTICA

CRESCER É UMA FERA

ID: GP1





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COMANDO: Escreva a resenha crítica da animação CRESCER É UMA FERA. Ao longo da resenha, deixe claros, entre outros aspectos característicos desse gênero textual, o motivo pelo qual você fez essa escolha e sua opinião sobre o comportamento das principais personagens.



Você já sabe, mas não custa lembrar...


RESENHA CRÍTICA é uma abordagem analítica acerca de um objeto cultural: um poema, um livro, uma apresentação de balé, uma exposição de arte, uma partida de futebol etc.


Criticar é "falar mal"?
Abordar criticamente é opinar, é apresentar problemas e qualidades, pontos negativos e positivos que o resenhista julgar importante destacar. Portanto, a RESENHA não deve apenas apontar falhas (quando houver), mas deve também tecer elogios, pontos fortes da obra analisada. É muito comum jornais de grande circulação veicularem lançamento de livros, e, para tanto, o trabalho do resenhista é indispensável – a RESENHA tem a finalidade de apresentar determinada obra.


Como fazer?
A boa RESENHA, além de fornecer uma síntese do assunto, apresenta o maior número de informações sobre o trabalho – fatores que, ao lado de uma abordagem crítica e de algumas relações intertextuais, darão ao leitor os requisitos mínimos para que ele se oriente – esse é o objetivo da resenha: orientar o público consumidor daquele objeto cultural.


A RESENHA é escrita na 3.ª pessoa do singular; é assinada; contém título e, geralmente, subtítulo.


Imaginemos, por exemplo, a resenha de um livro - ela deve contemplar:
1) Breve apresentação do autor - nome, data e local do nascimento, da morte, formação acadêmica etc.;
2) Apresentação da obra - título, gênero, ano da publicação etc.;
3) Avaliação crítica da obra – a composição do enredo, a contextualização, a originalidade e o caráter atual (ou não) do trabalho etc.;
4) Outras impressões do resenhista;
5) Aconselhamento do resenhista acerca daquela leitura – é recomendada?; a que tipo de público-leitor?; por quê?

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