Pós-verdade foi eleita a palavra do ano em 2016 pelo
Dicionário Oxford
De acordo com o Dicionário Oxford, pós-verdade é: um
adjetivo “que se relaciona ou denota circunstâncias nas quais fatos objetivos
têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e
crenças pessoais”. (...) A explicação da palavra pós-verdade, ainda de acordo
com o Oxford, é de que o composto do prefixo “pós” não se refere apenas ao
tempo seguinte a alguma situação ou evento – como pós-guerra, por exemplo –,
mas sim a “pertencer a um momento em que o conceito específico se tornou
irrelevante ou não é mais importante”. Neste caso, a verdade. Portanto,
pós-verdade se refere ao momento em que a verdade já não é mais importante como
já foi.
(...) Não nos guiamos mais pelos fatos. Mas pelo que
escolhemos ou queremos acreditar que é a verdade. (...) O terreno da internet tem
se revelado fértil para a propagação de mentiras (...). Levamos tanto tempo
para estabelecer uma visão “científica” dos fatos, construir a isenção do
jornalista, a independência editorial e, de repente, vemos que o debate
político se dá entre “socos e pontapés”. A pós-verdade arrasta a política, o
jornalismo, a justiça, a economia, a nossa vida pessoal. Seria prudente
resgatarmos o território da verdade. Substantivo feminino. Simples assim.
Expressão dos fatos – e fatos podem ser verificados. Esse é o papel do
jornalismo. Ou torcermos para que no ano que a palavra escolhida pelo
Dicionário de Oxford não seja parecida com desastre.
(...) Ao longo dos últimos anos, entrevistei
profissionais contratados por políticos para construir ou desconstruir
candidaturas por meio de ação coordenada em redes sociais. E, ao contrário do
que acredita o senso comum, não são robôs usados para xingar tresloucadamente
que causam os maiores impactos, mas ''fazendas'' de perfis falsos que parecem
reais e são administradas por anos, agindo de acordo com pesquisas
comportamentais. (...) Isso sem contar os sites que produzem boatos e fofocas
absurdos não por motivos políticos, mas sim para, por meio de cliques em
anúncios, ganhar dinheiro. (...)
O ideal seria que a população não
confiasse nas mensagens de WhatsApp que não pode checar a veracidade para a
formação de sua opinião.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: A pós-verdade e os impactos sociopolíticos no Brasil contemporâneo. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.