EM - DISSERTAÇÃO - MODELO UNIFENAS - MÍDIA E OPINIÃO PÚBLICA
UNIFENAS
MÍDIA E OPINIÃO PÚBLICA
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA
MODELO UNIFENAS
ID: F1D
“Para a maioria das pessoas, só existem dois
lugares no mundo: o lugar onde elas vivem e a televisão”. Esta frase da
personagem de Ruído Branco, do romance de Don DeLillo, exemplifica bem a atual
influência da televisão e dos meios de comunicação em geral no mundo moderno. O
impacto da mídia advém de tempos. Seja com o surgimento da imprensa diária no
século 17, com a chegada do rádio no Brasil em 1935 ou com a TV na década de
1950. O consumo e a quantidade de informação aumentaram consideravelmente no
século 21.
Atualmente se está exposto a
todo tipo de informação, mas principalmente informações específicas filtradas
pelos veículos de comunicação. Publica-se o que mais interessa ao público. Mas
quem define o que é de interesse público?
Sabe-se que a mídia é a
responsável pela produção de uma agenda pública, o que os estudiosos da área
denominam agenda setting.
Se a mídia
tem a capacidade formular questões públicas, os lideres e formadores de opinião
têm preocupação de fornecer uma resposta a essas questões. É nesse contexto que
acontece a “formação da opinião pública”.
COMANDO: Elabore um texto dissertativo/argumentativo,
em que haja uma reflexão a respeito da influência dos meios de comunicação na
formação – ou na desinformação – da opinião pública.
Proponha uma tese original (ou, pelo menos, interessante) que represente seu ponto de vista. Não se limite a dados. Tenha espírito crítico.
Observações:
. Cada parágrafo deverá ter, no mínimo, seis linhas, e adotar a estrutura do parágrafo-padrão.
. O título, após o qual se deve deixar uma linha, deverá ser breve e sugestivo.
. A redação que não apresentar a tese no primeiro parágrafo, ou que não atender ao tipo dissertativo/argumentativo, receberá nota zero.