VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - NOTÍCIA - "NOTURNO OPRIMIDO" - DRUMMOND

NOTÍCIA - EM

NOTÍCIA

A PARTIR DE “NOTURNO OPRIMIDO”

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

ID: ETI



COMANDO: Você é o jornalista! A partir do poema abaixo, de Carlos Drummond de Andrade, você deverá compor um lide jornalístico e redigir uma Notícia. (Veja adiante o que é lide jornalístico.) Caso não haja no poema elementos para compor o lide, você deverá criá-los.

Escreva de 15 a 20 linhas.


NOTURNO OPRIMIDO

A água cai na caixa com uma força,

com uma dor! A casa não dorme, estupefata.

Os móveis continuam prisioneiros

de sua matéria pobre, mas a água parte-se

        a água protesta. Ela molha toda noite

        com sua queixa feroz, seu alarido.

        E sobre nossos corpos se avoluma

        o lago negro de não sei que infusão.

Mas não é o medo da morte do afogado,

o horror da água batendo nos espelhos,

indo até cofres, os livros, as gargantas.

        É o sentimento de uma coisa selvagem,

        Sinistra, irreparável, lamentosa.

        Oh vamos nos precipitar no rio espesso

que derrubou a última parede

entre os sapatos, as cruzes e os peixes cegos do tempo.

                                                                      (Carlos Drummond de Andrade)


IMPORTANTE: Com a leitura atenta do poema NOTURNO OPRIMIDO, é possível inferir que o eu-lírico descreve os estragos que uma forte chuva causou. Para além desse poema, uma notícia, que é um texto jornalístico, deve, o quanto possível, elucidar os fatos, quer dizer, não pode deixar lacunas – afinal, onde ocorrem os fatos?; quando?; quantos desalojados?; os prejuízos puderam ser rapidamente estimados?; quem morreu afogado?; quem tentou o suicídio?; há testemunhas?; quais as providências tomadas pelas autoridades locais? etc., etc. 


***  


Notícia é o registro de informações recentes – um acidente, um assalto, uma briga, o desabamento de um prédio, um naufrágio, a alta do preço da gasolina, uma enchente etc. É veiculada em jornais.

Título e subtítulo da notícia são chamados, respectivamente, MANCHETE e LINHA FINA. A manchete é curta e fácil de entender. É preciso usar palavras-chave da notícia para compor a manchete, que deve ter, preferencialmente, mais verbos de ação e substantivos do que palavras de outras classes gramaticais. Os verbos de ação devem ser empregados no Presente do Modo Indicativo, que sugerem o “agora há pouco” da informação.

manchete deve atrair a atenção do leitor para que ele, de fato, leia a notícia. A linha fina é um fragmento recolhido (e, por vezes, adaptado) do texto.

Lide jornalístico: O primeiro parágrafo de um texto do campo jornalístico informativo, como Notícia e Reportagem, por exemplo, deve conter o lide. A expressão inglesa "lead" significa "primeiro" ou "guia", e é essa a finalidade do parágrafo inicial de um texto informativo - levar ao conhecimento do leitor, de maneira sintética/enxuta, os principais pontos da matéria.

Desse modo, o lide assemelha-se a um miniconto, uma vez que, para construir o lide, o jornalista deverá encontrar respostas curtas para os elementos: O QUÊ?; QUEM?; ONDE?; QUANDO?; POR QUÊ?; COMO? Os parágrafos seguintes contêm os pormenores da matéria. Nos jornais impressos oficiais, o lide costuma ter, aproximadamente, 300 caracteres. A notícia é escrita na 3.ª pessoa do discurso – em tese, os fatos são relatados sem a intromissão/crítica/opinião do jornalista. 


Exemplo:

Morte no asfalto

Acidente na BR-459, entre Santa Rita do Sapucaí e Olegário Maciel, deixa dois mortos e um ferido

Uma equipe do Samu foi acionada, ontem (26), por volta das 6h, para socorrer vítimas de acidente de trânsito, entre Santa Rita do Sapucaí e Olegário Maciel. Na colisão, Emiliana Pimentel, 36, pilotava uma moto, que colidiu com um Fiat-Pálio, conduzido por Ari Gouvea, 39. Segundo informações prestadas pela polícia, ambos os condutores teriam participado de uma festa, e estavam embriagados.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.