VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - RELATO - PALHAÇO MORRE ELETROCUTADO

RELATO - EF ANOS FINAIS

PALHAÇO MORRE ELETROCUTADO

RELATO

ID: ESI



Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/ilustracao-joker-2970497/


A cidade de São Luiz Gonzaga (MA) amanheceu triste com a notícia da morte de um artista circense. Há cerca de uma semana, o Circo Oscar está montado em um terreno localizado na rua Santa Luzia, bairro Felipinho, mais conhecida como Beira do Rio. No espetáculo da noite de domingo (13), um dos palhaços do circo, um jovem de apenas 19 anos, conhecido por "Nilcarlos", morreu eletrocutado.

http://www.sobral24horas.com/2015/12/palhacosobralense- morre-eletrocutado.html, adaptado



COMANDO: Imagine que você seja o acrobata do circo Oscar, e tenha assistido ao acidente em que o palhaço Nilcarlos morreu eletrocutado. Imagine, ainda, que o delegado de polícia da cidade de São Luiz Gonzaga (MA) tenha pedido para que você redija um RELATO acerca do episódio. Escreva, aproximadamente, 25 linhas.


***


Só para lembrar: o que é e como fazer um RELATO?

O Relato é um dos gêneros discursivos mais utilizados no dia a dia das pessoas. Toda vez que contamos ou escrevemos sobre algo que aconteceu no colégio, na festa de aniversário, no acampamento etc., estamos relatando episódios. Pode-se dizer que o Relato é o registro de um fato marcante na vida do relator (de quem relata) – experiências, surpresas, incidentes e demais situações vividas pelo relator/autor. O Relato é escrito, predominantemente, no tempo passado.

O Relato pode ser conduzido na 1.ª pessoal do singular, quando a voz presente no texto é a do próprio relator/autor; pode também ser conduzido na 1.ª pessoa do plural, quando há mais de uma pessoa envolvida no evento a ser relatado.

É preciso equilibrar segmentos narrativos e descritivos, a fim de que, além do bom relato, personagens, espaço e cenas sejam bem “desenhados”.

Para a produção de um Relato, é preciso, o quanto possível, contemplar:

. quem?: apresentação do relator e das personagens (quando as personagens forem determinantes ao Relato);

. o quê?: fato a ser relatado;

. quando?: demarcação do fato no tempo – no verão passado, por exemplo;

. onde?: lugar em que aconteceram os fatos a serem relatados;

. como?: desenrolar/dinâmica dos fatos;

. por quê?: fato causador;

. e então: impressões; saldo positivo ou negativo do fato relatado.


SUPER DICA: Antes de entregar seu texto corretor, revise-o. Releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as ideias, frases e parágrafos estão bem ligados entre si, se os fatos têm uma sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições, se a ortografia, os plurais, a pontuação e acentuação gráfica estão corretos.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.