RELATO PESSOAL
MECÂNICO VENEZUELANO É AGREDIDO EM PACARAIMA
ID: ESH
Leia com atenção o texto a seguir:
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da leitura do texto, redija um RELATO, em primeira pessoa, imaginando-se o mecânico venezuelano Alexander Pérez, que depois de ter sido agredido em Pacaraima/RR, resolve retornar à Venezuela. Registre como tudo aconteceu.
Escreva, aproximadamente, 25 linhas.
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O que é e como fazer um RELATO PESSOAL?
O Relato é um
dos gêneros discursivos mais utilizados no dia a dia das pessoas. Toda vez que
contamos ou escrevemos sobre algo que aconteceu no colégio, na festa de
aniversário, no acampamento etc., estamos relatando episódios. Pode-se dizer
que o Relato é o registro de um fato marcante na vida do relator (de quem
relata).
No Relato Pessoal, também conhecido por Depoimento, como o
próprio nome adianta, constam experiências, incidentes, surpresas e demais
situações vividas pelo relator/autor. O relato é escrito, predominantemente, no
tempo passado.
O Relato
Pessoal é conduzido na 1.ª pessoal do singular (quando a voz
presente no texto é a do próprio relator/autor), exceto quando há mais de uma
pessoa envolvida no evento a ser relato – nesse caso, o Relato é conduzido na
1.ª pessoa do plural. É preciso equilibrar segmentos narrativos e descritivos,
a fim de que, além do bom relato, personagens, espaço e cenas sejam bem
“desenhados”.
Para a
produção de um Relato Pessoal, até o final do relato, o leitor deve encontrar respostas
para:
. quem?:
apresentação do relator e das personagens (se as personagens forem
significativas ao Relato);
. o quê?: fato
a ser relatado;
. quando?: demarcação
do fato no tempo – no verão passado, por exemplo;
. onde?: lugar
em que aconteceram os fatos a serem relatados;
como?:
desenrolar/dinâmica dos fatos;
. por quê?:
fato causador;
. e então:
impressões; saldo positivo ou negativo do fato relatado.
SUPER
DICA: Antes de entregar seu texto corretor, revise-o. Releia o que escreveu,
faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser
entendido, se as ideias, frases e parágrafos estão bem ligados entre si, se os
fatos têm uma sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições,
se a ortografia, os plurais, a pontuação e acentuação gráfica estão corretos.