VOLTAR PARA OS TEMAS

zEF - CRÔNICA ARGUMENTATIVA - ROLEZINHOS

CRÔNICA - EF ANOS FINAIS

CRÔNICA ARGUMENTATIVA

ROLEZINHOS

(ID: EEM)


Não custa lembrar...

A crônica argumentativa é aquela na qual o objetivo maior do cronista é, a partir de determinado assunto, expor e defender um ponto de vista original e coerente, distante do senso comum. A linguagem é simples e objetiva. Pode haver instantes de ironia e bom humor. A crônica leva título.   


Planejamento:

. 1.º parágrafo: apresentação do tema (assunto) e da tese (opinião);

. Parágrafos intermediários: argumentação – causa e consequência, pontos favoráveis e contrários;

. Último parágrafo: conclusão – síntese da argumentação.


***

Texto I

Tomou inicialmente os shoppings de São Paulo. Espalhou-se pelo Brasil. Ganhou tons de protesto, sem bandeira, sem liderança. Recebeu tratamento de movimento ilegal. Foi coibido com violência. (...) A nova onda dos “rolezinhos” galvaniza as atenções da nação e até do mundo. A Anistia Internacional pediu explicações para o que considerou uma discriminação desnecessária e preconceituosa. (...) O rastilho de pólvora foi aceso quando alguns shoppings resolveram pleitear nos tribunais a proibição dos “rolezinhos”, ferindo o direito de ir e vir de menores de idade, que, pelo estabelecido na liminar conquistada, não podiam circular livremente em suas dependências.

(https://istoe.com.br/343777_O+FENOMENO+DOS+ROLEZINHOS/)


Texto II

Nos shoppings e na mídia desde o final do ano passado, os rolezinhos dividem a opinião pública. Enquanto autoridades e políticos ainda estão tentando entender o movimento, a justiça já está sendo chamada para, como semnpre lhe cabe, dar a palavra final. E como não é raro quando se trata de leis, as interpretações para os rolezinhos são várias. Eles deveriam ser permitidos ou proibidos?

Em todos os casos até agora, quando tenta responder a esta pergunta, o poder judiciário tem se amparado em três direitos: o da propriedade privada, de um lado, e o da livre manifestação e reunião, de outro. O problema é que nenhum tem mais peso que o outro: os três constam entre os incisos do artigo 5.º da Constituição.

(https://exame.abril.com.br/brasil/as-razoes-para-a-justica-ser-a-favor-ou-contra-os-rolezinhos-2/ tos.)


Texto III

Há 18 anos, o sociólogo italiano Alberto Melucci já dizia em seu livro Challenging Codes (Desafiando os Códigos, sem tradução para o português): “Os movimentos sociais contemporâneos são símbolos de mudanças que ainda não aconteceram... eles [os movimentos] falam antes do seu conteúdo, direção e organização serem conhecidos... são profetas de algo que já está acontecendo, mas que não conseguimos identificar.”.

(Challeging Codes, Introduction, in


COMANDO: A partir dos recortes lidos, elabore uma CRÔNICA ARGUMENTATIVA sobre o tema “ROLEZINHOS”, expondo seu ponto de vista sobre essa prática atualmente tão disseminada entre os jovens, geralmente, das periferias. Escreva, aproximadamente, 25 linhas. Dê um título criativo ao texto.


SUPER DICA: Antes de entregar o texto definitivo ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica, a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados entre si, se as ideias estão numa sequência lógica e não se contradizem, se não há repetições de palavras, se a gramática normativa está bem observada.


BOAS ATIVIDADES!

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.