Tio Carlito nem desconfiava que Isabela,
a sobrinha caçula, fazia diabruras para descobrir o motivo de a porta do quarto
dele permanecer fechada, dia e noite. Aliás, porta e janelas sempre trancadas.
Tio Carlito ia para o trabalho, para a missa, para a academia... e levava
consigo o molho de chaves.
PROPOSTA: O primeiro parágrafo de sua crônica está
pronto! Você deverá explorar a situação ali sugerida e desenvolver os demais
parágrafos. Escreva, aproximadamente, 25 linhas.
Observe que o narrador já foi escolhido: onisciente
– 3.ª pessoa. A trama foi desenvolvida no passado. Há duas personagens, as quais
não podem ser esquecidas: Isabela e tio Carlito. Se você quiser, crie outras
personagens.
Não economize criatividade!
***
Você
já sabe, mas não custa lembrar que...
Crônica,
hoje, é o texto escolar ficcional, leve, curto. É muito comum assemelhar a
crônica a um flash do dia. O assunto é
breve e o número de personagens, reduzido. Na crônica descritivo-narrativa, as
personagens, o ambiente e o tempo são apresentados (descrição) e, em seguida, os
acontecimentos são relatados (narração).
Até
o final de sua crônica descritivo-narrativa, o leitor deverá encontrar
respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...
***
SUPER DICAS:
Para prender a atenção do leitor, pense em tramas originais e
criativas; pense, principalmente, em situações e desfechos surpreendentes.
Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que
você pensou – isso é ser original.
Não tenha preguiça de escrever e
reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro,
muito, muito melhor do que o segundo...
Antes de entregar sua
produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a
autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os
parágrafos estão bem ligados), se os fatos obedecem a uma sequência cronológica
e não se atropelam, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia,
a acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos.