VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - DISSERTAÇÃO - MODELO EAOEAR - 4.ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

EAOEAR - DISSERTAÇÃO

4.ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL  
 
MODELO EAOEAR

ID: DV4



Texto I


Disponível em: https://i.pinimg.com/736x/0d/b7/52/0db7524801a567975d7b9ad812c8dc40.jpg. Acesso em 18.jan.2023.



Texto II

O mundo industrial está às vésperas de viver mais uma revolução. O digital começa a se unir à realidade, através da área da TI e da comunicação que trabalham juntas para transformar processos industriais tradicionais, alterando as várias áreas de produção. É a chamada Indústria 4.0. O objetivo da Indústria 4.0, um ambicioso projeto alemão de alta tecnologia, é promover a automatização da manufatura. Com essa automatização, o governo alemão seria capaz de criar fábricas inteligentes (Smart Manufacturing) caracterizadas por uma intensa capacidade de adaptação, eficiência dos recursos e ergonomia, além da integração de clientes e parceiros em processos de negócios e de valor.

http://blogbrasil.comstor.com/industria-4-0-a-proxima-revolucaoindustrial



Texto III

"Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes", diz Klaus Schwab, autor do livro "A Quarta Revolução Industrial", publicado em 2016.   A industrialização mudará de uma maneira radical e, com ela, o universo do emprego. Os "novos poderes" da transformação virão da engenharia genética e das neurotecnologias, duas áreas que parecem misteriosas e distantes para o cidadão comum.  

No entanto, as repercussões impactarão em como somos e como nos relacionamos até nos lugares mais distantes do planeta: a revolução afetará o mercado de trabalho, o futuro do trabalho e a desigualdade de renda. Suas consequências impactarão a segurança geopolítica e o que é considerado ético.

"Há três razões pelas quais as transformações atuais não representam uma extensão da terceira revolução industrial, mas a chegada de uma diferente: a velocidade, o alcance e o impacto nos sistemas. A velocidade dos avanços atuais não tem precedentes na história e está interferindo quase todas as indústrias de todos os países", diz o Fórum.   Também chamada de 4.0, a revolução acontece após três processos históricos transformadores. A primeira marcou o ritmo da produção manual à mecanizada, entre 1760 e 1830. A segunda, por volta de 1850, trouxe a eletricidade e permitiu a manufatura em massa. E a terceira aconteceu em meados do século 20, com a chegada da eletrônica, da tecnologia da informação e das telecomunicações.  

Agora, a quarta mudança traz consigo uma tendência à automatização total das fábricas - seu nome vem, na verdade, de um projeto de estratégia de alta tecnologia do governo da Alemanha, trabalhado desde 2013 para levar sua produção a uma total independência da obra humana.

http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2016/10/o-que-e-a-4a-revolucao-industrial-e-como-ela-deve-afetar-nossas-vidas.html




PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: A 4.ª Revolução Industrial e os impactos socioeconômicos.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.