UNICAMP 2014/2015
REDAÇÃO 1 – SÍNTESE
REDAÇÃO 2 – CARTA-CONVITE
ABAIXO, REDAÇÃO 2
CARTA-CONVITE – REUNIÃO PARA ENFRENTAMENTO DA
VIOLÊNCIA ESCOLAR
(ID: DTC)
Em busca de soluções para os inúmeros incidentes de violência ocorridos
na escola em que estudam, um grupo de alunos, inspirados pela matéria
“Conversar para resolver conflitos”, resolveu fazer uma primeira reunião para
discutir o assunto. Você ficou responsável pela elaboração da carta-convite
dessa reunião, a ser endereçada pelo grupo à comunidade escolar – alunos,
professores, pais, gestores e funcionários. A carta deverá convencer os membros
da comunidade escolar a participarem da reunião, justificando a importância
desse espaço para a discussão de ações concretas de enfrentamento do problema
da violência na escola. Utilize as informações da matéria abaixo para construir
seus argumentos e mostrar possibilidades de solução.
Lembre-se de que o grupo deverá assinar a carta e também informar o dia,
o horário e o local da reunião.
Conversar para resolver conflitos
Quando a escuta e o diálogo são as regras, surgem
soluções pacíficas para as brigas
Alunos que brigam com colegas, professores que
desrespeitam funcionários, pais que ofendem os diretores. Casos de violência na
escola não faltam. A pesquisa O Que Pensam os Jovens de Baixa Renda sobre a
Escola, realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) sob
encomenda da Fundação Victor Civita (FVC), ambos de São Paulo, revelou que 11%
dos estudantes se envolveram em conflitos com seus pares nos últimos seis meses
e pouco mais de 8% com professores, coordenadores e diretores. Poucas escolas
refletem sobre essas situações e elaboram estratégias para construir uma
cultura da paz. A maioria aplica punições que, em vez de acabarem com o
enfrentamento, estimulam esse tipo de atitude e tiram dos jovens a autonomia
para resolver problemas.
Segundo Telma Vinha, professora de Psicologia
Educacional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e colunista da
revista NOVA ESCOLA, implementar um projeto institucional de mediação de
conflitos é fundamental para implantar espaços de diálogo sobre a qualidade das
relações e os problemas de convivência e propor maneiras não violentas de
resolvê-los. Assim, os próprios envolvidos em uma briga podem chegar a uma
solução pacífica.
Por essa razão, é importante que, ao longo do
processo de implantação, alunos, professores, gestores e funcionários sejam capacitados para atuar como mediadores. Esses, por sua
vez, precisam ter algumas habilidades, como saber se colocar no lugar do outro,
manter a imparcialidade, ter cuidado com as palavras e se dispor a escutar.
O projeto inclui a realização de um levantamento
sobre a natureza dos conflitos e um trabalho preventivo para evitar a agressão
como resposta para essas situações. Além disso, ao sensibilizar os professores
e funcionários, é possível identificar as violências sofridas pelos diferentes
segmentos e atuar para acabar com elas.
Pessoas capacitadas atuam em encontros individuais e coletivos
Há duas formas principais de a mediação acontecer, segundo
explica Lívia Maria Silva Licciardi, doutoranda em Psicologia Educacional,
Desenvolvimento Humano e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A primeira é quando há duas partes envolvidas. Nesse caso, ambos os lados se
apresentam ou são chamados para conversar com os mediadores – normalmente eles
atuam em dupla para que a imparcialidade no encaminhamento do caso seja garantida
- em uma sala reservada para esse fim. Eles ouvem as diversas versões, dirigem
a conversa para tentar fazer com que todos entendam os sentimentos colocados em
jogo e ajudam na resolução do episódio, deixando que os envolvidos proponham
caminhos para a decisão final.
A segunda forma é utilizada quando acontece um problema
coletivo - um aluno é excluído pela turma, por exemplo. Diante disso, o ideal é
organizar mediações coletivas, como uma assembleia. Nelas, um gestor ou um
professor pauta o encontro e conduz a discussão, sem expor a vítima nem os
agressores. "O objetivo é fazer com que todos falem, escutem e proponham saídas
para o impasse. Assim, a solução deixa de ser punitiva e passa a ser formativa,
levando à corresponsabilização pelos resultados", diz Ana Lucia Catão,
mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
(PUC-SP). Ela ressalta que o debate é enriquecido quando se usam outros recursos:
filmes, peças de teatro e músicas ajudam na contextualização e compreensão do
problema.
No Colégio Estadual Federal (CEF) 602, no Recanto
das Emas, subdistrito de Brasília, o Projeto Estudar em Paz, realizado desde
2011 em parceria com o Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos da Universidade
de Brasília (NEP/UnB), tem 16 alunos mediadores formados e outros 30 sendo
capacitados. A instituição conta ainda com 28 professores habilitados e desde o
começo deste ano o projeto faz parte da formação continuada. "Os casos de
violência diminuíram. Recebo menos alunos na minha sala e as depredações do
patrimônio praticamente deixaram de existir. Ao virarem protagonistas das
decisões, os estudantes passam a se responsabilizar por suas atitudes",
conta Silvani dos Santos, diretora. (...)
"Essas propostas trazem um retorno muito grande
para as instituições, que conseguem resultados satisfatórios. É preciso, porém,
planejá-las criteriosamente", afirma Suzana Menin, professora da
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
Adaptado de Karina Padial, Conversar para resolver.
Gestão Escolar. São Paulo, nº 27, ago/set 2013.
http://gestaoescolar.abril.com.br/formacao/conversar-resolver-conflitos-brigas-dialogo-762845.shtml?page=1.
Acessado em 02/10/2014.