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UEMA - PAES/2020 - A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR...
UEMA
UEMA - PAES/2020
PROVA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
ID: FII
TEXTO 1
“Mas
divertir-nos para trabalhar ainda mais, como diz Anácarsis, parece correto,
pois o entretenimento é uma espécie de relaxamento porque não podemos trabalhar
continuamente. [...] E pensamos que a felicidade depende do lazer, pois
trabalhamos para ter direito ao lazer, como fazemos guerra para poder viver em
paz.”
ARISTÓTELES.
Os pensadores. São Paulo: Ed. Nova Cultural LTDA, 1996. (Adaptado)
TEXTO 2
Por que
não brincamos mais?
Há
crianças que não sabem o que fazer com os brinquedos que encontram dentro dos
embrulhos. Perdem o interesse assim que conseguem abri-los. [...] Usar e
reutilizar, atos que implicariam a criatividade própria das brincadeiras, está
fora de questão. [...] Precisamos nos perguntar sobre o sentido da utilidade e
da inutilidade para a vida. Sabemos que não se pode viver sem ela. Quando
positiva, a inutilidade corresponde ao reino do lúdico. Forjada pelo
capitalismo, ela se torna negativa. A proliferação das bugigangas vem nos
mostrar que a brincadeira foi deturpada no reino dos descartáveis, no qual
vivemos uma grande alucinação.
TIBURI, M.
RevistaCult. Nº 231, Ano 21, fevereiro 2018. Editora Abril. (Adaptado)
TEXTO 3
Camelôs
Abençoado
seja o camelô dos brinquedos de tostão:
O que
vende balõezinhos de cor
O
macaquinho que trepa no coqueiro
O
cachorrinho que bate com o rabo
Os
homenzinhos que jogam boxe
A perereca
verde que de repente dá um pulo que engraçado
E as
canetinhas-tinteiro que jamais escreverão coisa alguma.
BANDEIRA,
M. Libertinagem. São Paulo: Global, 2013.
TEXTO 4
Há um
menino
há um
moleque
morando
sempre no meu coração
toda vez
que o adulto balança
ele vem
pra me dar a mão...
Milton
Nascimento e Fernando Brant. Bola de meia e bola de gude. (adaptado)
Os textos
- o do filósofo grego, o da revista Cult, o do poema de Manuel Bandeira e a da
letra da música de
Milton Nascimento - dialogam entre si. Conforme se depreende da leitura desses
textos, a brincadeira, o lazer e o entretenimento sugerem o direito de
privilegiar atividades lúdicas (caráter de divertimento) que estimulem a
criatividade e uma saudável diversão, “uma espécie de relaxamento porque não
podemos trabalhar continuamente” e perder de vista o sentido do prazer e quais
são suas consequências.
Com base
na leitura dos textos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, com clareza
e argumentação pertinente, em prosa, de, no mínimo, 15 linhas, acerca do tema: A
importância do brincar e do divertir-se para o pleno desenvolvimento humano.
Instruções:
Dê um
título à sua redação.
Utilize a
norma padrão da língua.
Não copie
trechos do textos-base.
Escreva de
modo legível e na folha apropriada para a redação.
Obedeça ao
que consta no Edital n.° 42/2019 – GR/UEMA a respeito da correção da Produção
Textual.
Será
atribuída nota zero à prova de produção textual do candidato que:
a)
identificar a folha destinada à sua produção textual;
b)
identificar qualquer folha do caderno de produção textual;
c)
desenvolver o texto em forma de verso;
d)
desenvolver o texto sob forma não articulada verbalmente (apenas com números,
desenhos, palavras
soltas);
e) fugir à
temática proposta na prova de produção textual;
f) fugir à
tipologia textual proposta na prova de produção textual;
g)
escrever de forma ilegível;
h)
escrever a lápis;
i)
escrever menos de 15 (quinze) linhas;
j) deixar
a folha de produção textual em branco.