TEXTO PUBLICITÁRIO
CAMPANHA DE ORIENTAÇÃO SOBRE COMO USAR O CELULAR NO COLÉGIO
ID: E9W
O texto publicitário tem o objetivo de anunciar alguma coisa, isto é, fazer com que uma informação, um produto, um serviço, uma advertência ou uma campanha tornem-se conhecidos. Ele circula em diversos suportes de comunicação: TV, rádio, internet, jornal, outdoor, revista, mural etc.
O redator de um texto publicitário pode valer-se da linguagem verbal e/ou não verbal, além do slogan de campanha. O vocabulário tem de ser simples, o estilo tem de ser conciso (curto, rápido), pois o texto pretende atingir leitores de classes, faixas etárias e formações diversas.
Para seduzir, convencer, incentivar, explicar, advertir, comover, intimidar etc., o texto publicitário, geralmente, privilegia os verbos no Modo Imperativo. As figuras de linguagem, em especial a metáfora e o trocadilho também são muito utilizados. Por exemplo: FACAS TRAMONTINA – MAIS AFIADAS DO QUE LÍNGUA DE SOGRA.
IMPORTANTE: Nos textos publicitários, as advertências são construídas com cautela – é preciso, ao mesmo tempo, ser implacável e elegante! Por exemplo: BEBA COM MODERAÇÃO.
O slogan também faz parte do texto publicitário. Slogan é uma frase de efeito, rápida, de fácil memorização, que pode resumir características do produto, do serviço ou até mesmo da pessoa anunciados.
Por exemplo:


PROPOSTA DE REDAÇÃO: Imagine que você tenha sido convidado pelo diretor do colégio em que estuda para desenvolver um TEXTO PUBLICITÁRIO - esse texto deverá orientar, advertir e convencer os alunos a usarem adequadamente o celular no colégio.
Use texto verbal (palavras escritas) e não verbal (imagens), e crie um slogan de campanha.