VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - TEXTO DE OPINIÃO – NUDEZ NA INTERNET

TEXTO DE OPINIÃO - EF ANOS FINAIS

TEXTO DE OPINIÃO

NUDEZ NA INTERNET

ID: E75



A nudez na internet

Cuidado! A internet não guarda segredos: O número de vítimas de "nude selfie" e "sexting" – compartilhamento de fotos íntimas em sites e aplicativos de smartphone, como o WhatsApp – mais que dobrou nos últimos dois anos no país. Os dados são de um levantamento inédito feito pela ONG Safernet Brasil, entidade que monitora crimes e violações dos direitos humanos na internet, em parceria com a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público (MP).




http://gentedemidia.blogspot.com.br/2015/10/charges-alpino-e-reacao-sobre-nudez-do.html



Texto I
Vítimas de 'nude selfie' e 'sexting' na internet dobram no Brasil: Pesquisa de atendimentos feita pela Safernet revela que garotas de 13 a 15 anos, que buscam ajuda psicológica, representam a maioria das vítimas de "nude selfie" e "sexting". A maior preocupação relacionada a essa prática de compartilhamento é que, uma vez on-line, perde-se completamente o controle da foto ou do vídeo íntimo publicado. "Queremos ajudar os adolescentes a fazerem boas escolhas na rede, para que saibam administrar suas publicações e compartilhamentos e, assim, evitar arrependimentos e situações de perigo - afinal, pessoas mal intencionadas podem se aproveitar dessas imagens", destaca o presidente da Safernet e coordenador da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, Thiago Tavares.

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/04/vitimas-de-nude-selfie-e-sexting-na-internet-dobram-no-brasil-diz-ong.html



Texto II
A divulgação de fotos, vídeos e outros materiais com teor sexual, sem o consentimento do dono, pode ser interpretada pela Justiça como crime (...). O ato pode ser classificado como difamação (imputar fato ofensivo à reputação) ou injúria (ofender a dignidade ou decoro), segundo os artigos 139 e 140 do Código Penal. O artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) qualifica como crime grave a divulgação de fotos, gravações ou imagens de crianças ou adolescentes em situação de sexo explícito ou pornográfica. Prevê pena de 3 a 6 anos de reclusão e multa para quem publicar materiais que contenham essas cenas com menores de 18 anos. A Lei 12.737 também criminaliza a invasão de dispositivo informático alheio para obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização do titular. Quem tiver essa conduta pode pagar multa e ser preso por 3 meses a 1 ano. A lei foi apelidada de "Carolina Dieckmann", após a atriz ter seu computador hackeado e suas fotos íntimas divulgadas.

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/04/vitimas-de-nude-selfie-e-sexting-na-internet-dobram-no-brasil-diz-ong.html



PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um TEXTO DE OPINIÃO, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “Os jovens e os riscos do compartilhamento de fotos íntimas na internet”.



Escreva, aproximadamente, 20 linhas.


***


Ao texto em que o autor apresenta seu posicionamento crítico em relação a determinado assunto, chamamos TEXTO DE OPINIÃO. Antes de escrevê-lo, é preciso pensar o quanto se conhece a respeito do assunto – até porque é impossível opinar sobre um assunto, sem, ao menos, saber do que se trata. Depois de conhecer o assunto, é preciso planejar o texto:


1) Comece apresentado o tema e a opinião. Ex.: Considero que o... seja o maior responsável por...; Acredito que a..., um dos maiores problemas da população brasileira, devesse... etc. (NUNCA “Eu acho que”).
2) Apresente um motivo para justificar sua opinião. Ex.: Isso se deve ao fato de que o... traga prejuízos ao...
3) Cite exemplos que apoiem sua opinião. Ex.: Assim como na Espanha...; A exemplo do que acontece no Sudeste...
4) Para finalizar, o ideal é que você “chame” o leitor para concordar com a sua (de quem escreve) opinião. Ex.: É mais do que tempo de a sociedade admitir que... (repetir sua opinião – a que você escreveu no início do texto.)
5) Assine o texto de opinião.


Outras dicas: use marcas linguísticas positivas aos argumentos com os quais você concorda. Ex.: Com razão aqueles que; Com acerto, ...; De fato, ... Use marcas linguísticas negativas aos argumentos com os quais você não concorda.
Ex.: É inadmissível...; É reprovável... Não se pode imaginar que...