Professores refletem que o caminho ideal é a
educação tecnológica
Provavelmente,
o seu celular esteja próximo a você nesse exato momento. Ou melhor, esse texto
está sendo lido nele. Na sala de aula? Na França, sem cogitação. A partir de
setembro [de 2018], quando começa o novo ano escolar, alunos de 6 a 15 anos não poderão
levar seus telefones móveis para as escolas, nem mesmo desligados. Defendendo a
proibição, o ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer, afirmou que a lei pode
servir como uma "mensagem à sociedade francesa" e a países
do exterior.
A mestranda
em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Igara Oliveira,
acredita que o celular não deve ser encarado como um inimigo pelo professor.
"Pelo contrário, se considerarmos suas diversas funcionalidades e as
inserirmos, a partir de objetivos de aprendizagem bem definidos, em nossos
planejamentos, teremos um poderoso aliado nas mãos", analisa.
Ela ainda
considera que, antes mesmo da popularização dos smartphones, os alunos já se
distraíam com conversas paralelas, mensagens escritas em pedaços de papel ou
com desenhos no caderno. (...)
A professora
de português Viviane Silva pondera o uso de aparelhos durante as suas aulas.
Lecionando para turmas da educação básica, ela defende que os dispositivos
sejam utilizados apenas com fins pedagógicos. "Fora disso, prefiro que os
aparelhos fiquem desligados dentro da mochila ou em casa mesmo", diz.
O uso
demasiado do telefone durante as aulas também altera o comportamento dos alunos.
"Uma prática bem comum ultimamente é que ninguém quer copiar o conteúdo do
quadro", aponta a professora Viviane. O tradicional "é pra copiar,
professora?" foi substituído por fotos captadas por celulares. "O que
me sugere, por exemplo, fazer uma atividade valendo nota com consulta ao
caderno só para eles perceberem a importância de fazer anotações. É meio
tirano, talvez, mas se a professora não se impõe, eles fazem o que
querem", reflete a professora.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e
com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um TEXTO
DE OPINIÃO que responda: “O uso do smartphone em sala de aula complementa a aprendizagem
ou promove a distração? Por quê?”
***
Só para lembrar...
Ao
texto em que o autor apresenta seu posicionamento crítico em relação a
determinado assunto, chamamos TEXTO DE OPINIÃO. Antes de escrevê-lo, é preciso
pensar o quanto se conhece a respeito do assunto – até porque é impossível
opinar sobre um assunto, sem, ao menos, saber do que se trata.
Depois
de conhecer o assunto, é preciso planejar o texto:
. Comece
apresentado o tema e a opinião. Ex.: Considero que o... seja o maior
responsável por...; Acredito que a..., um dos maiores problemas da sociedade
atual, seja... etc. (NUNCA “Eu acho que”.);
. Apresente
um motivo para justificar sua opinião. Ex.: Isso acontece porque...
. Cite
exemplos que apoiem sua opinião. Ex.: Assim como no passado...; Assim como acontece
em outros lugares, ...
. Para
finalizar, o ideal é que você “chame” o leitor para concordar com a sua (de
quem escreve) opinião. Ex.: É preciso que os alunos aceitem que... (repetir sua
opinião – a que você escreveu no início do texto.)