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EFAF - TEXTO DE OPINIÃO - USO DO SMARTPHONE EM SALA DE AULA

TEXTO DE OPINIÃO - EF ANOS FINAIS

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TEXTO DE OPINIÃO

O USO DO SMARTPHONE EM SALA DE AULA

ID: ECV




Celular em sala de aula: é melhor proibir?

Professores refletem que o caminho ideal é a educação tecnológica


Provavelmente, o seu celular esteja próximo a você nesse exato momento. Ou melhor, esse texto está sendo lido nele. Na sala de aula? Na França, sem cogitação. A partir de setembro [de 2018], quando começa o novo ano escolar, alunos de 6 a 15 anos não poderão levar seus telefones móveis para as escolas, nem mesmo desligados. Defendendo a proibição, o ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer, afirmou que a lei pode servir como uma "mensagem à sociedade francesa" e a países do exterior.

A mestranda em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Igara Oliveira, acredita que o celular não deve ser encarado como um inimigo pelo professor. "Pelo contrário, se considerarmos suas diversas funcionalidades e as inserirmos, a partir de objetivos de aprendizagem bem definidos, em nossos planejamentos, teremos um poderoso aliado nas mãos", analisa.

Ela ainda considera que, antes mesmo da popularização dos smartphones, os alunos já se distraíam com conversas paralelas, mensagens escritas em pedaços de papel ou com desenhos no caderno. (...)

A professora de português Viviane Silva pondera o uso de aparelhos durante as suas aulas. Lecionando para turmas da educação básica, ela defende que os dispositivos sejam utilizados apenas com fins pedagógicos. "Fora disso, prefiro que os aparelhos fiquem desligados dentro da mochila ou em casa mesmo", diz.

O uso demasiado do telefone durante as aulas também altera o comportamento dos alunos. "Uma prática bem comum ultimamente é que ninguém quer copiar o conteúdo do quadro", aponta a professora Viviane. O tradicional "é pra copiar, professora?" foi substituído por fotos captadas por celulares. "O que me sugere, por exemplo, fazer uma atividade valendo nota com consulta ao caderno só para eles perceberem a importância de fazer anotações. É meio tirano, talvez, mas se a professora não se impõe, eles fazem o que querem", reflete a professora.

https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2018/08/10/internas_educacao,979392/celular-em-sala-de-aula-e-melhor-proibir.shtml, adaptado.


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um TEXTO DE OPINIÃO que responda: “O uso do smartphone em sala de aula complementa a aprendizagem ou promove a distração? Por quê?”


***


Só para lembrar...

Ao texto em que o autor apresenta seu posicionamento crítico em relação a determinado assunto, chamamos TEXTO DE OPINIÃO. Antes de escrevê-lo, é preciso pensar o quanto se conhece a respeito do assunto – até porque é impossível opinar sobre um assunto, sem, ao menos, saber do que se trata.

Depois de conhecer o assunto, é preciso planejar o texto:

. Comece apresentado o tema e a opinião. Ex.: Considero que o... seja o maior responsável por...; Acredito que a..., um dos maiores problemas da sociedade atual, seja... etc. (NUNCA “Eu acho que”.);

. Apresente um motivo para justificar sua opinião. Ex.: Isso acontece porque...

. Cite exemplos que apoiem sua opinião. Ex.: Assim como no passado...; Assim como acontece em outros lugares, ...

. Para finalizar, o ideal é que você “chame” o leitor para concordar com a sua (de quem escreve) opinião. Ex.: É preciso que os alunos aceitem que... (repetir sua opinião – a que você escreveu no início do texto.)

. Assine o texto de opinião.