A ineficiência, a
reprovação de alunos e o abandono escolar custam ao Brasil, por ano, mais de R$
30 bilhões, desde a educação básica até o ensino superior, diz Mozart Neves
Ramos, diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna e um dos
maiores especialistas em educação pública do país.
Ele explica que
esse número se refere ao gasto de dinheiro com alunos que entram nas primeiras
séries e avançam na vida escolar sem obter o aprendizado adequado - ou, o que é
pior, abandonam a escola no meio do caminho.
Ramos avalia,
também, que o atual cenário de "paralisia" no Ministério da Educação
(MEC) pode gerar ainda mais retrocessos. "É um transatlântico, só que está
parado procurando rumo", diz sobre o Ministério.
Ramos tem quatro
décadas de experiência na educação.
Brasil gasta R$ 16
bilhões com reprovação de 3 milhões de alunos em 2016, aponta levantamento
País não tem lei que
regulamenta a reprovação. Especialistas defendem equilíbrio: apontam que
repetência pode levar ao abandono, mas dizem que aprovação automática não é
solução.
Brasil gastou quase R$16
bilhões ao reprovar, em 2016, cerca de 3 milhões de alunos da educação básica,
o equivalente a 10,26% dos estudantes da rede pública, de acordo com análise do
Censo Escolar. Dos R$ 16 bilhões, aproximadamente R$ 12 bilhões foram usados
pelos municípios, responsáveis pelo ensino fundamental (1.º ao 9.º ano), e o
restante, R$ 4 bilhões, pelos estados, que são provedores do ensino médio.
(...) O tema divide especialistas e até quem já passou pela experiência de uma
reprovação. A educadora Juliana Reis, que hoje é diretora de escola, diz que
foi importante sua reprovação aos 14 anos, mas hoje é contra o uso
indiscriminado do método.
Diante da alta taxa de reprovação escolar no Brasil,
é possível constatar que não há apenas um fator que possa ser apontado como o
grande causador, e sim um conjunto de situações e fatos que fomentam a
reprovação escolar no país. A seguir, listamos os principais: métodos de
avaliação desgastantes; poucas aulas com monitoria; poucas atividades
complementares; falta de diálogo com os pais; pouco uso da tecnologia.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e
com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um
texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o
tema: “A polêmica em torno da reprovação escolar no Brasil do século 21”. Apresente
proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione,
organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para
defesa de seu ponto de vista.