CONTEXTUALIZAÇÃO:
A Direção do colégio em que você estuda pediu que você e seus colegas organizassem
a Gincana Solidária, um evento tradicional, frequentado não só pelos alunos,
mas também por famílias e personalidades importantes da cidade.
A
gincana aconteceu e, é preciso dizer, houve alguns incidentes, muito embora não
atrapalhassem, de todo, o evento.
PROPOSTA
DE REDAÇÃO: Você deverá fazer o relatório sobre as atividades desenvolvidas,
desde a primeira reunião até o dia da gincana. Como houve doações em dinheiro,
o relatório será publicado no site do colégio, como uma forma de prestação de
contas.
OPERAÇÃO
PUXA-IDEIAS:
Antes
de começar a escrever, levante hipóteses: quantas pessoas participaram das
atividades?; quantas reuniões foram marcadas?; alguém faltou a alguma reunião?;
quais materiais foram utilizados para desenvolver o trabalho?; quem ficou
responsável pelas compra dos materiais?; quanto custaram?; como o dinheiro foi
arrecadado? etc. etc.
Levante
outras hipóteses! Não economize criatividade! Escreva, aproximadamente, 30
linhas.
Não custa lembrar...
O que é Relatório?
O relatório é um conjunto de informações para fornecer resultados
parciais ou totais de trabalhos, experimentos, projetos, pesquisas ou quaisquer
outras atividades, quer estejam concluídas quer estejam em andamento; tais
informações, geralmente, destinam-se a alguém que não participou pessoalmente dos
trabalhos.
Como fazer?
Antes de redigir o
relatório, é preciso considerar os principais pontos do trabalho: número de
pessoas envolvidas, quantidade, local e duração de reuniões, de ensaios,
discriminação de materiais e respectivas despesas, estratégias para a
realização das tarefas, entrevistas (se for o caso) de pessoas consultadas para
a realização do trabalho, além de detalhes específicos, conforme o trabalho
desenvolvido.
Feito o levantamento, a redação do relatório deverá seguir certa
cronologia e contemplar respostas para: QUEM fez, O QUE fez, POR QUE fez, COMO
fez, QUANDO fez, ONDE fez e RESULTADO do que foi feito. No final, é comum o
redator do relatório deixar registradas suas impressões acerca de todo o
ocorrido.
O relatório contém título, que, geralmente, adianta o conteúdo a ser
relatado (Ex.: RELATÓRIO SOBRE A OFICINA LITERÁRIA DO COLÉGIO PEDRO ÁLVARES
CABRAL) e intertítulos (Ex.: Participantes; Materiais; Despesas etc.).