REALITY SHOWS
MODELO ENEM
ID: DM9
Texto I
O Big Brother foi criado
pela Endemol Shine, uma produtora holandesa. John de Mol, um dos fundadores da
empresa, se inspirou no livro 1984, do inglês George Orwell, para criar o
programa. O romance mostra um futuro distópico, no qual a sociedade tem sua
liberdade cerceada por um governo vigilante – quem supervisiona tudo, com
câmeras instaladas dentro de cada casa, é o Grande Irmão (em inglês, “Big
Brother”).
https://super.abril.com.br/especiais/a-psicologia-dos-reality-shows/,
adaptado
Texto II
ISTOÉ: O programa recebe
muitas críticas. Alguns dizem que perdeu a graça, outros que fez cair a
qualidade da tevê. Como rebate esses comentários?
John De Mol: Tenho duas
respostas: primeiro, há um controle remoto. Se você vê algo que não gosta,
apenas troque de canal. Minha segunda resposta é que há uma questão de
diferença de gerações. Quando começamos o “Big Brother”, havia muitas críticas
de pessoas que não sabiam nem do que o programa se tratava. É o mesmo que
aconteceu com Elvis Presley, Rolling Stones, Beatles. Eles eram muito populares
com os mais novos, e os mais velhos achavam que eram coisa do diabo. Sempre vai
haver pessoas mais velhas que não vão gostar do que os mais novos gostam. Acho
que o “Big Brother” trouxe os mais jovens de volta para a tevê.
Texto III
Não gostar de "BBB" não torna você mais inteligente do que ninguém
O público já está
preparado para os apelidos criativos dos casais, a alternância de amor e ódio
por determinados participantes e, claro, ouvir sobre o reality no trabalho, em
casa e na rua. Entretanto, se você faz parte do grupo dos que odeiam o programa
– e não se cansa de exaltar isso –, entenda que tal atitude não lhe torna uma
pessoa melhor. Pelo contrário. Alardear todo ano a sua indignação com a atração
só mostra uma coisa: você se identifica com ela de alguma forma. "Quem se
importa em denegrir os assuntos relacionados ao 'BBB', certamente, vê em algum
dos personagens da edição algo que reconhece em si mesmo e não suporta ver
exposto. Traições entre amigos e casais, inveja, tudo isso provoca
autoconhecimento e é o que as pessoas não querem", afirma Mara Lúcia Madureira,
psicóloga cognitivo-comportamental. Mara afirma que alguns indivíduos têm a
sensação de que, ao emitir um parecer ofensivo sobre algo, são superiores.
"É como se ao falar mal eu negasse pertencer àquilo. Afinal, se não diz
nada para você, não deve perturbar e, portanto, é só mudar de canal e seguir a
vida. Em vez de tentar convencer o outro de que o programa é ruim, questione o
motivo de se sentir tão incomodado com o que acontece lá." Para a
psicoterapeuta Miriam Barros, a internet e as redes sociais dão mais espaço
para o depósito de "lixos" pessoais e a manifestação do lado
narcisista. "As pessoas gostam de mostrar que são intelectuais e, por
isso, precisam opinar e deixar claro que não se deixam influenciar pela massa,
já que o 'BBB' é popular.” (...) Para os que argumentam que o programa
emburrece, Tuca esclarece que o papel da televisão é entreter e não educar.
"A questão editorial de um telejornal, por exemplo, é pouco discutida pela
massa. Mas se o programa é o 'BBB', as pessoas cobram uma obrigação que não é
dele, de educar e passar valores, por exemplo." Segundo Mara Lúcia, (...)
"nenhum programa emburrece. Não é porque escutamos uma estupidez na rua
que nossa inteligência vai diminuir. Se determinada atração te satisfaz, tudo
bem; se não, procure outra.”
http://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2016/01/21/nao-gostar-de-bbb-nao-torna-voce-mais-inteligente-do-que-ninguem.htm
Texto V

Charge do Pater.
Disponível em: https://i1.wp.com/portalcontexto.com.br/wp-content/uploads/2020/06/20615.jpg
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, que responda à pergunta-tema: "A questão em torno dos reality shows na sociedade contemporânea." Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione,de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.