VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - POPULAÇÃO E CULTURA INDÍGENAS

ENEM

POPULAÇÃO E CULTURA INDÍGENAS

MODELO ENEM

ID: DLX



Texto I

Autodeterminação indígena implica respeito aos direitos indígenas: o desenvolvimento de suas culturas, línguas, medicinas e o reconhecimento dos seus territórios como espaço étnico. Significa também que o Estado deve respeitar e reconhecer as autoridades indígenas e as suas diversas formas de organização e representação política em todos os níveis de poder. O que os povos indígenas brasileiros propõem é o fortalecimento das suas comunidades como entidades socioculturais autônomas, o que acarreta necessariamente a representação e a participação política dos cidadãos indígenas no governo do Estado.

Mas o que significa para os povos indígenas autonomia e autodeterminação? (...) Importante é explorar o que os povos indígenas estão querendo dizer e o que defendem para si ao reivindicarem maior autonomia e a autodeterminação para seus povos. (...) O Estado brasileiro não tem sido capaz de agrupar em uma unidade coerente e equilibrada todos os povos que convivem em seu território. Em consequência, os povos indígenas têm sido secularmente impedidos de influenciar a vida pública com suas normas organizativas, seus modos de conceber e fazer política e seus códigos culturais específicos. Nos últimos vinte anos, os povos indígenas vêm se constituindo em sujeitos de seu próprio destino, fazendo valer seus direitos coletivos, cobrando dos governos, por meio de suas organizações representativas, a constituição de um Estado diferente, um Estado que possibilite a igualdade de condições de vida para todos os brasileiros, incluindo os setores excluídos do país.

LUCIANO, Gersem dos Santos in O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje.

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/indio_brasileiro.pdf 



Texto II

O Brasil é, hoje, uma das maiores economias do mundo, mas não tem garantido com a eficiência necessária o respeito aos direitos humanos. (...) Os povos indígenas continuam a sofrer discriminação, privações e ameaças, além do que o direito constitucional às suas terras ancestrais é violado. Enquanto isso, o governo tem falhado em garantir a segurança e demais direitos das comunidades indígenas. O governo deve assegurar que qualquer projeto de desenvolvimento que tenha impacto sobre as comunidades indígenas seja feito com o consentimento delas; qualquer decisão sobre construção de represas, hidroelétricas, barragens, oleodutos, estradas, atividade mineradora e extrativa que tenha impacto sobre comunidades indígenas só deve ser tomada a partir de extenso processo de consulta e após o consentimento delas. Por outro lado, as empresas envolvidas devem se comprometer publicamente a respeitar os padrões internacionais de direitos humanos, de acordo com os padrões estabelecidos nas Diretrizes das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos. (...) Grandes projetos de desenvolvimento e a expansão de atividades agrícolas e extrativas constituem, hoje, uma grande ameaça aos povos indígenas.

https://anistia.org.br/o-brasil-e-ameaca-aos-direitos-dos-povos-indigenas/, com ajustes.


Texto III


https://www.ecodebate.com.br/wp-content/uploads/2013/04/opcoes-dos-indigenas-brasileiros-449x420.jpg



Texto IV

O contato com o branco, desde o início da colonização, sempre foi prejudicial ao indígena e à cultura indígena em geral, pois funciona como elemento destribalizador, e provoca a perda das terras e dos valores culturais. Com o tempo, perdeu-se a imensa diversidade cultural que as tribos representavam, sem que chegassem, ao menos, a serem estudadas. Por outro lado, adaptados ao meio ambiente próprio e sem defesa contra doenças da civilização, muitos indígenas sucumbiram. Assim, dos milhões que aqui habitavam na época do descobrimento do Brasil, somam hoje 350 mil. Foram 500 anos onde houve escravidão, catequização, miscigenação e dizimação. Qualquer coisa que se diga sobre os indígenas do Brasil será pouco. A dívida do branco civilizado para com o indígena é alta e pesada demais. Mas um fator é positivo e devemos nos orgulhar dele. Um estudo recente do geneticista brasileiro Sérgio Danilo Pena mostrou que 70% dos brasileiros que se dizem brancos têm indígenas ou negros entre seus antepassados. Ou seja, a maioria de nós tem sangue mestiço. Se não justifica, pelo menos o peso de nossa consciência se torna mais leve, pois somos um povo que traz no sangue a herança das minorias ou indígena ou negra.

http://www.coladaweb.com/cultura/cultura-indigena, com ajustes.




PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: "Caminhos para resguardar os direitos humanos aos povos indígenas no Brasil do século 21"Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.