VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - PATRIMÔNIO, SOCIEDADE, ARTE E CULTURA

ENEM

PATRIMÔNIO, SOCIEDADE, ARTE E CULTURA

MODELO ENEM

ID: EEL


Texto I

"O Patrimônio Cultural de uma nação, de uma região ou de uma comunidade é composto de todas as expressões materiais e espirituais que lhe constituem, incluindo o meio ambiente natural". (Declaração de Caracas - 1992).

O que é Patrimônio: O conceito de Patrimônio não existe isolado. Só existe em relação a alguma coisa. Podemos dizer que Patrimônio é o conjunto de bens materiais e/ou imateriais que contam a história de um povo e sua relação com o meio ambiente. É o legado que herdamos do passado e que transmitimos a gerações futuras.

O Patrimônio pode ser classificado em Histórico, Cultural e Ambiental.

. Patrimônio Histórico é o conjunto de bens que contam a história de uma geração através de sua arquitetura, vestes, acessórios, mobílias, utensílios, armas, ferramentas, meios de transportes, obras de arte, documentos. (...)

. Patrimônio Cultural é o conjunto de bens materiais e/ou imateriais, que contam a história de um povo através de seus costumes, comidas típicas, religiões, lendas, cantos, danças, linguagem superstições, rituais, festas. (...)

. Patrimônio Ambiental ou Natural é a inter-relação do homem com seus semelhantes e tudo o que o envolve, como o meio ambiente, fauna, flora, ar, minerais, rios, oceanos, manguezais, e tudo o que eles contêm. Esses elementos estão em contato com o homem, e acabam interagindo, e até mesmo interferindo no seu cotidiano. (...)

Características de um patrimônio: a principal característica de um patrimônio é que a sua conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do lugar e de seu povo, quer por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico.

Documentos patrimoniais são aqueles que carreiam informações relevantes, e que ensinam os mecanismos por meio dos quais uma sociedade se organiza e transforma.

http://coral.ufsm.br/ppgppc/index.php/duvidas-e-dicas/78-patrimonio-historico-cultural-e-ambiental-natural


Texto II

Além das mortes, dos desaparecidos e do dano ambiental causado pelo rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco, no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Região Central de Minas, a tragédia também acabou com um patrimônio histórico. A Igreja de São Bento, padroeiro do lugarejo, foi arrasada pela lama. A primeira igreja de São Bento foi construída em 1718 e a construção atual foi erguida no mesmo local, com um recuo maior. Segundo informações da Prefeitura de Mariana, reunidas pelo portal do Patrimônio Cultural, o templo afundado pela lama foi construído no período colonial.

Apesar de não ser tombada pelo patrimônio municipal ou estadual, a Igreja de São Bento estava em bom estado e exibia detalhes típicos das construções barrocas, com cruz latina e paredes de pau-a-pique. O povoado de Bento Rodrigues surgiu no século XVIII como uma das primeiras unidades mineradoras do estado.

https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2015/11/06/interna_gerais,705219/rompimento-de-barragens-destroi-tambem-patrimonio-historico-em-minas.shtml


Texto III


https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/03/opinion/1535975822_774583.html, sobre o incêndio do Museu Nacional, Rio de Janeiro


Texto IV

No dia 5 de fevereiro, parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como "igreja de ouro", desabou – houve uma morte e 5 feridos. A Igreja de São Francisco de Assis, localizada no Pelourinho, era uma das construções históricas mais procuradas da capital baiana. O teto tinha ornamento com detalhes de ouro e pinturas sacras do século 18. As paredes, colunas e capelas também são revestidas de ouro – e impressionam. O desabamento acendeu um alerta sobre a precarização do conjunto histórico de imóveis da capital baiana. Ao longo da semana, oito igrejas foram interditadas. A Defesa Civil de Salvador identificou 2.017 imóveis que estão em áreas tombadas pelo patrimônio histórico. Desses, 287 estão em risco alto ou muito alto de desabamento ou incêndio – a Igreja de São Francisco, por exemplo, era considerada de risco médio. “O Brasil precisa entender que o patrimônio cultural é um grande ativo, é uma grande ferramenta para o desenvolvimento econômico e social e não um empecilho ao desenvolvimento do país. E para isso a gente tem que sim trazer mais esforços, é preciso que haja um pacto envolvendo o setor público, setor privado e a sociedade civil que tem o seu papel também”, Leandro Grass, presidente do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2025/02/16/exclusivo-fantastico-mostra-por-dentro-a-igreja-do-ouro-depois-do-desabamento-em-salvador.ghtml/. Acesso em 18 fev.2025. Com ajustes.

Texto V


https://2.bp.blogspot.com/-kc_X2StZ6Po/W47OOUE8KiI/AAAAAAAAOzk/nNYna0qy3CMG9Kzd0UW1qZvDrhBmMxcXwCLcBGAs/s1600/Charge%2B%252822%2529.jpg



PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “Desafios para a preservação patrimonial no Brasil contemporâneo”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.