VOLTAR PARA OS TEMAS

[FW1] MODELO ENEM - BRASIL, PRODUTOR DE ALIMENTOS

ENEM

BRASIL, PRODUTOR DE ALIMENTOS

MODELO ENEM

ID: FW1


TEXTO I


https://gestagro360.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Rally-da-Safra-Infogr%C3%A1fico.jpg


TEXTO II

O mundo vai precisar muito do Brasil

Documento aponta que a agricultura mundial terá de ampliar em 70% a produção de alimentos até 2050, para atender às necessidades de uma população estimada de 9,7 bilhões de pessoas.

3 de agosto de 2020 às 09h03

Amélio Dall’Agnol, pesquisador da Embrapa Soja

A afirmação é do representante da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) no Brasil, Alan Bojanic, referindo-se ao mais recente relatório da Organização, feito em parceria com a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). O documento aponta que a agricultura mundial terá de ampliar em 70% a produção de alimentos até 2050, para atender às necessidades de uma população estimada de 9,7 bilhões de pessoas. O Brasil já é o terceiro maior produtor de alimentos, depois da China e dos Estados Unidos e é o segundo maior exportador, atrás dos Estados Unidos. Mas pode mais. Tem muitas áreas legalmente agricultáveis e disponíveis, tem clima favorável para produção durante praticamente os 12 meses do ano e tem domínio tecnológico para produzir em solos originalmente inférteis de climas tropicais de baixa latitude. Por causa deste potencial, a sociedade global considera que o Brasil é a principal esperança pela produção dos alimentos adicionais a serem requeridos globalmente, nos próximos 30 anos.03 de agosto

https://blogs.canalrural.com.br/embrapasoja/2020/08/03/o-mundo-vai-precisar-muito-do-brasil/#:~:text=O%20Brasil%20j%C3%A1%20%C3%A9%20o,exportador%2C%20atr%C3%A1s%20dos%20Estados%20Unidos.


Texto III

'Brasil será o maior produtor de alimentos do mundo até 2025'

No entanto, o comentarista Miguel Daoud destaca que o setor precisa de ajustes para remunerar melhor o produtor rural.

7 de agosto de 2020 às 20h04

Atualizado em 17 de agosto de 2020 às 20h04

Por Canal Rural

Brasil voltou a ser o maior fornecedor de açúcar para o mercado chinês, respondendo por 60% das importações do país asiático em junho, de acordo com a Administração Geral da Aduanas da China. As importações chinesas de açúcar brasileiro, que tinham somado apenas 145,3 mil toneladas entre janeiro e maio, deram um pulo em junho: o volume exportado no mês foi de 239,4 mil toneladas, crescimento de 477% em relação ao mês passado. (...)O comentarista do Canal Rural Miguel Daoud afirma que notícia é excelente e que o Brasil tem as condições necessárias para atender essa demanda. “Vários países, principalmente a China, que mais demanda produção agrícola, está enfrentando problemas de seca e enchentes. O mundo está vivendo um momento com temperaturas extremas, o que acaba levando a um aumento de demanda grupal”, diz. Daou acredita que, dentro de cinco anos, o Brasil será o maior produtor de alimentos do mundo, mas para que isso se converta em renda para o produtor serão necessários ajustes. Em relação à China, o comentarista acredita que precisamos manter uma boa relação diplomática com o país asiático. “Temos que ter bom relacionamento para a China trazer recursos e trazer desenvolvimento”, finaliza.

https://www.canalrural.com.br/programas/informacao/rural-noticias/brasil-sera-o-maior-produtor-de-alimentos-do-mundo-ate-2025/


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “Desafios para consolidar o Brasil como um grande produtor de alimentos no cenário mundial”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.