MÍDIA E CONSUMISMO
MODELO ENEM
ID: EFS
Texto I

Texto II
A mídia é considerada o Quarto Poder, ou seja, o
quarto maior segmento econômico do mundo (...). O poder de manipulação da mídia
pode atuar como uma espécie de controle social, que contribui para o processo
de massificação da sociedade, resultando num contingente de pessoas que
caminham sem opinião própria. (...)
Diante disso, surgem questões, entre as quais: Será
que em prateleiras midiáticas estão sendo ofertados modos de ser, de pensar e
agir? (...) Todos estão sujeitos ao
consumo desnecessário motivado pela publicidade. Para a maioria das pessoas a
emoção é que mobiliza, confirmando a origem emocional de toda decisão, de todo
querer. (...) A prática do consumo
associa-se à participação num mundo de prazeres, onde o sujeito se sente
realizado ao adquirir o objeto almejado, o que produz uma sensação de liberdade
e poder. Contudo, essa prática de consumo cria pessoas imediatistas e
frustradas, já que (...) ondas de entusiasmo por determinado produto, apoiado e
lançado por todos os meios de comunicação, propagam-se com grande rapidez”;
depois de consumir o objeto desejado, passado o momento de excitação fervorosa,
o fetichismo da mercadoria some e é preciso encontrar outra aspiração de consumo,
pois aquela adquirida anteriormente perde o seu valor, assim que tomamos posse
dele.
Texto III
Entre as ferramentas utilizadas pelo capitalismo
encontra-se a mídia, a qual é responsável por gerar influência ativa no
comportamento das pessoas, de modo que não necessitam mais pensar em
comportamentos diários, visto que os meios de massa impõem qual tipo de roupa
deve ser usado, que comida e bebida devem ser consumidas, limitando, assim, as características
subjetivas dos indivíduos (...). As consequências para a supervalorização das
condutas consumistas pela mídia são uma sociedade movida pelos prazeres
imediatos, apegada a felicidades passageiras, e as tentativas de troca entre
bens materiais e relações interpessoais. (...) Consideramos, assim, que a
relação “consumismo e mídia” vem tomando proporções cada vez maiores em nossa
sociedade, sem que façamos reflexões acerca desta relação e de suas
consequências em nossas vidas, sejam elas de cunho econômico, social ou
subjetivo. (...) Esta sociedade faz com que aqueles que não têm acesso ao
consumo de determinados produtos não sejam vistos como cidadãos (...), mesmo
que o sujeito tenha obtido sua riqueza por meios ilícitos, como a corrupção,
ele é tratado com respeito e reverência, devido ao fato de “ter” o bem maior em
questão. Compra-se desmedidamente e até mesmo sem precisar do produto,
compra-se para se sentir “bem”, compra-se para se sentir mais feliz e inserido
em um grupo, compra-se irracionalmente sem pensar se o produto ou serviço é
necessário ou não. A mídia age como propagador de ideais consumistas, fazendo
com que sintamos necessidade de possuir determinado produto, pressionando de
forma subjetiva para que as pessoas sintam-se excluídas, se não possuírem os
mesmos produtos.
Por Barbarói, Santa Cruz do Sul,
Texto IV
A moda tornou-se um dos meios mais proeminentes para
exaltação do consumo e espetacularização do indivíduo, que vive cercado por
produtos e imagens, e estabelece com eles uma relação cada vez mais simbólica. (...)
Contrariamente às sociedades tradicionais, nas quais os objetos eram
apropriados em sua singularidade, na sociedade atual (...), os objetos não são
mais tomados isoladamente, mas sempre em relação com outros, valendo não mais
pela sua utilidade singular, mas sim pela sua representação, como forma de
expressão e interação social. No processo de consumo e propagação do
espetáculo, a mídia tem grande relevância (...), vez divulga e influencia não
só referenciais de moda, mas também estilos de vida e comportamentos sociais. (...)
A moda, assim como o consumo e a mídia, é categoria relevante na sociedade atual,
nas ações dos sujeitos, marcada particularmente pelas ações de mercado.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: “As consequências da relação entre mídia e consumismo”. Apresente proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.