VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - MÍDIA E CONSUMISMO

ENEM

MÍDIA E CONSUMISMO

MODELO ENEM

ID: EFS



Texto I


https://williammartins.files.wordpress.com/2010/09/manipulacao-midiatica.jpg



Texto II

A mídia é considerada o Quarto Poder, ou seja, o quarto maior segmento econômico do mundo (...). O poder de manipulação da mídia pode atuar como uma espécie de controle social, que contribui para o processo de massificação da sociedade, resultando num contingente de pessoas que caminham sem opinião própria. (...)

Diante disso, surgem questões, entre as quais: Será que em prateleiras midiáticas estão sendo ofertados modos de ser, de pensar e agir? (...) Todos estão sujeitos ao consumo desnecessário motivado pela publicidade. Para a maioria das pessoas a emoção é que mobiliza, confirmando a origem emocional de toda decisão, de todo querer. (...) A prática do consumo associa-se à participação num mundo de prazeres, onde o sujeito se sente realizado ao adquirir o objeto almejado, o que produz uma sensação de liberdade e poder. Contudo, essa prática de consumo cria pessoas imediatistas e frustradas, já que (...) ondas de entusiasmo por determinado produto, apoiado e lançado por todos os meios de comunicação, propagam-se com grande rapidez”; depois de consumir o objeto desejado, passado o momento de excitação fervorosa, o fetichismo da mercadoria some e é preciso encontrar outra aspiração de consumo, pois aquela adquirida anteriormente perde o seu valor, assim que tomamos posse dele.

http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/447.%20o%20impacto%20e%20a%20influ%CAncia%20da%20m%CDdia.pdf, com alguns ajustes. Acesso em 27/3/2019.


Texto III

Entre as ferramentas utilizadas pelo capitalismo encontra-se a mídia, a qual é responsável por gerar influência ativa no comportamento das pessoas, de modo que não necessitam mais pensar em comportamentos diários, visto que os meios de massa impõem qual tipo de roupa deve ser usado, que comida e bebida devem ser consumidas, limitando, assim, as características subjetivas dos indivíduos (...). As consequências para a supervalorização das condutas consumistas pela mídia são uma sociedade movida pelos prazeres imediatos, apegada a felicidades passageiras, e as tentativas de troca entre bens materiais e relações interpessoais. (...) Consideramos, assim, que a relação “consumismo e mídia” vem tomando proporções cada vez maiores em nossa sociedade, sem que façamos reflexões acerca desta relação e de suas consequências em nossas vidas, sejam elas de cunho econômico, social ou subjetivo. (...) Esta sociedade faz com que aqueles que não têm acesso ao consumo de determinados produtos não sejam vistos como cidadãos (...), mesmo que o sujeito tenha obtido sua riqueza por meios ilícitos, como a corrupção, ele é tratado com respeito e reverência, devido ao fato de “ter” o bem maior em questão. Compra-se desmedidamente e até mesmo sem precisar do produto, compra-se para se sentir “bem”, compra-se para se sentir mais feliz e inserido em um grupo, compra-se irracionalmente sem pensar se o produto ou serviço é necessário ou não. A mídia age como propagador de ideais consumistas, fazendo com que sintamos necessidade de possuir determinado produto, pressionando de forma subjetiva para que as pessoas sintam-se excluídas, se não possuírem os mesmos produtos.

Por Barbarói, Santa Cruz do Sul,
Disponível em: C:/Users/USUARIO/Downloads/492-76-PB.pdf, com ajustes. Acesso em 27/3/2019.


Texto IV

A moda tornou-se um dos meios mais proeminentes para exaltação do consumo e espetacularização do indivíduo, que vive cercado por produtos e imagens, e estabelece com eles uma relação cada vez mais simbólica. (...) Contrariamente às sociedades tradicionais, nas quais os objetos eram apropriados em sua singularidade, na sociedade atual (...), os objetos não são mais tomados isoladamente, mas sempre em relação com outros, valendo não mais pela sua utilidade singular, mas sim pela sua representação, como forma de expressão e interação social. No processo de consumo e propagação do espetáculo, a mídia tem grande relevância (...), vez divulga e influencia não só referenciais de moda, mas também estilos de vida e comportamentos sociais. (...) A moda, assim como o consumo e a mídia, é categoria relevante na sociedade atual, nas ações dos sujeitos, marcada particularmente pelas ações de mercado.

http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistaiara/wp-content/uploads/2016/03/86_IARA_artigo_revisado.pdf, com ajustes. Acesso em 27/3/2019.


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: “As consequências da relação entre mídia e consumismo”. Apresente proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.