VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

ENEM

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

MODELO ENEM

ID: DM4


Texto I

A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões. Em casos extremos esse tipo de intolerância torna-se uma perseguição. Sendo definida como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana, a perseguição religiosa é de extrema gravidade e costuma ser caracterizada pela ofensa, discriminação e até mesmo atos que atentam à vida de um determinado grupo que tem em comum certas crenças.
As liberdades de expressão e de culto são asseguradas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal. (...) O Brasil é um país de Estado Laico, isso significa que não há uma religião oficial brasileira e que o Estado se mantém neutro e imparcial às diferentes religiões. Desta forma, há uma separação entre Estado e Igreja; o que, teoricamente, assegura uma governabilidade imune à influência de dogmas religiosos. Além de separar governo de religião, a Constituição Federal também garante o tratamento igualitário a todos os seres humanos, quaisquer que sejam suas crenças. Dessa maneira, a liberdade religiosa está protegida e não deve, de forma alguma, ser desrespeitada.
É importante salientar que a crítica religiosa não é igual à intolerância religiosa. Os direitos de criticar dogmas e encaminhamentos de uma religião são assegurados pelas liberdades de opinião e expressão. Todavia, isso deve ser feito de forma que não haja desrespeito e ódio ao grupo religioso a que é direcionada a crítica. Como há muita influência religiosa na vida político-social brasileira, as críticas às religiões são comuns. Essas críticas são essenciais ao exercício de debate democrático e devem ser respeitadas em seus devidos termos.

http://www.liberdadereligiosa.org.br/web/Noticia_PopUp.asp?ID=106


Texto II

“Matar em nome de Deus é uma aberração, mas a liberdade de expressão não dá direito de insultar a fé do próximo”, disse Papa Francisco. “Acredito que tanto a liberdade religiosa quanto a de expressão são direitos humanos fundamentais. Todos têm não apenas o direito, mas a obrigação de dizerem o que pensam pelo bem comum. Podemos fazer isto sem ofender. Se, meu bom amigo, o doutor (Alberto) Gasparri (assessor que organiza as viagens papais), xingar minha mãe, pode esperar que levará um soco. É normal. Mas você não pode provocar, insultar a fé dos outros, fazer zombaria.”    

http://oglobo.globo.com/mundo/papa-francisco-liberdade-de-expressao-nao-da-direito-de-insultar-fe-do-proximo-15058465


Texto III

O tamanho institucional da Religião no Censo do IBGE: O número de estabelecimentos religiosos existentes no Brasil é um dado do atual Censo do IBGE (2022) apresentado no começo de fevereiro e que causou várias reflexões e reações – até por ser uma novidade censitária.  Como essa informação foi mostrada junto aos dados de outras instituições como escolas, hospitais/centros de saúde, clubes etc., foi imediata a comparação entre a quantidade desses estabelecimentos e os espaços religiosos. Jornalistas e outros formadores de opinião, além das redes sociais (esse fenômeno de comunicação heterodoxamente democrático de nosso tempo) ajudaram a divulgar e avaliar os distintos dados, com reflexões diversas e controversas. O IBGE mostrou diferentes tipos de estabelecimentos existentes no Brasil – 579,7 mil. Por estabelecimentos religiosos – é preciso frisar – existe uma enorme diversidade, pois refere-se a todos os distintos espaços de fé no país. Além dos já citados, templos e igrejas de identidade católica e evangélica, os mais numerosos, somando-se inclusive as edificações de grupos como Testemunhas de Jeová, Mórmons e outros, o crescimento desses estabelecimentos se dá em muitos outros grupos religiosos. Centros espíritas, terreiros de umbanda e de candomblé (e outros espaços de culto de matrizes afro-brasileiras e indígenas), templos budistas, sinagogas (judaicas), mesquitas (islâmicas) e grupos os mais diversos estão espalhados por todo o Brasil.

Comparação inviável: É inviável comparar a quantidade de estabelecimentos religiosos com espaços educacionais e de saúde, inclusive por causa dos tamanhos físicos diferenciados entre eles e pela quantidade de pessoas que eles costumam atender, a considerar, por exemplo, grandes universidades e hospitais. Certamente há centenas de micro estabelecimentos religiosos que caberiam dentro do edifício de um único hospital, por exemplo, como se vê facilmente no Brasil.

Disponível em: https://iser.org.br/noticia/o-tamanho-institucional-da-religiao-no-censo-do-ibge/. Acesso em 18 jun.2025. Adaptado.




PROPOSTA DE REDAÇÃO:
A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “Como promover uma cultura de paz em meio à intolerância religiosa no Brasil do século 21?” Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.