VOLTAR PARA OS TEMAS

[E7S] MODELO ENEM - INCLUSÃO DIGITAL

ENEM

Powered by RedCircle

INCLUSÃO DIGITAL

MODELO ENEM

ID: E7S


Texto I

Chamamos de Inclusão Digital a tentativa de garantir às pessoas o acesso à Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). Em todo o mundo há uma forte tendência a disponibilizar cada vez mais serviços por meio da internet. Por isso, uma pessoa digitalmente incluída tende a ganhar em qualidade de vida, na medida em que a tecnologia pode otimizar tempo e encurtar distância. A Inclusão Digital vai para além dos canais de comunicação e interação nas redes sociais, como E-mail, Facebook e Instagram; ela facilita operações bancárias, e-comércio, home office, homeschooling, sistema delivery de supermercados, farmácias etc.


Texto II


https://wj132inclusaodigital.wordpress.com/cidadania



Texto II

A Inclusão Digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/inclusao-digital-espelha-desigualdades-do-brasil


Texto III

Inclusão digital ainda é desafio para o Brasil: Levantamento sobre acesso à internet, do Facebook em parceria com a The Economist, mostra o país na 18ª posição em um ranking de 75 nações

O Brasil aparece na 18ª posição de um ranking de 75 países que identifica as condições de acesso à internet. O levantamento foi realizado pela The Economist Inteligence Unit em parceria com o Facebook, e teve como base diversas fontes, entre elas, informações da União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês) e entrevistas com especialistas no tema realizadas durante o ano de 2016. Os principais atributos considerados para medir o nível de internet inclusiva foram disponibilidade de sinal de internet, viabilidade de custo e ambiente econômico favorável. Na posição geral, a nota do Brasil é 78 em uma medição que vai até 100. Entre os países em desenvolvimento, o Brasil fica atrás de Polônia, Romênia, Rússia e Taiwan. Na comparação com os países da América do Sul, o Brasil é o primeiro do ranking.

http://www.meioemensagem.com.br/home/ultimas-noticias/2017/03/03/inclusao-digital-ainda-e-desafio-para-o-brasil.html


Texto V

O mundo online está preparado para todos?

Um estudo feito pelo Movimento Web para Todos, em parceria com a BigData Corp, mostrou que dos 14 milhões de sites ativos no Brasil 99% não estão acessíveis para pessoas com deficiência. Isso significa que os conteúdos não chegam ou chegam de forma ineficiente para um público de mais de 45 milhões de pessoas. E, por mais que o digital tenha como propósito facilitar a vida das pessoas, vemos que não está acontecendo dessa maneira.

Como um surdo faz para obter notícias sobre a pandemia, uma vez que a maioria depende da língua de sinais em sua comunicação? Ou caso uma pessoa cega precise comprar online em um site que não possui uma navegação adequada para ela? Pessoas com deficiência encontram barreiras como essas diariamente e nesse momento, em que sair de casa representa um risco à saúde, essas barreiras têm um peso muito maior.

http://blog.handtalk.me/acessibilidade-digital-pandemia/

 

 

PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: "Desafios para a efetiva inclusão digital no Brasil do século 21." Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.