EM - DISSERTAÇÃO - MODELO UERJ – RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS CONTEMPORÂNEOS, A PARTIR DA OBRA "DOM CASMURRO"
UERJ
RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS CONTEMPORÂNEOS
MODELO P/UERJ – 2018
NOVIDADE: A Uerj já adiantou o assunto da prova de Redação, qual seja, uma polêmica levantada na obra Dom Casmurro, de Machado de Assis. Mas atenção: os candidatos não poderão desenvolver nem resumo nem resenha da obra, e sim uma dissertação argumentativa.
Os fragmentos abaixo foram recolhidos de Dom Casmurro.O primeiro nos dá conta de que o relacionamento entre
Bentinho e Capitu, segundo a voz do narrador protagonista, já está esmorecido pela convicção de que tinha sido
traído; o segundo, relata a solução encontrada por Bentinho para finalizar o casamento.
“O que se passava entre mim e Capitu naqueles dias sombrios, não se notará aqui, por ser tão miúdo e
repetido, e já tão tarde que não se poderá dizê-lo sem falha nem canseira. Mas o principal irá. E o principal é que
os nossos temporais eram agora contínuos e terríveis. Antes de descoberta aquela má terra da verdade, tivemos
outros de pouca dura; não tardava que o céu se fizesse azul, o sol claro e o mar chão, por onde abríamos
novamente as velas que nos levavam às ilhas e costas mais belas do universo, até que outro pé de vento
desbaratava tudo, e nós, postos à capa, esperávamos outra bonança, que não era tardia nem dúbia, antes total,
próxima e firme. (...)”
“Aqui está o que fizemos. Pegamos em nós e fomos para a Europa, não passear, nem ver nada, novo
nem velho; paramos na Suíça. Uma professora do Rio Grande, que foi conosco, ficou de companhia a Capitu,
ensinando a língua materna a Ezequiel, que aprenderia o resto nas escolas do país. Assim regulada a vida, tornei
ao Brasil.
Ao cabo de alguns meses, Capitu começara a escrever-me cartas, a que respondi com brevidade e
sequidão. As dela eram submissas, sem ódio, acaso afetuosas, e para o fim saudosas; pedia-me que a fosse ver.
Embarquei um ano depois, mas não a procurei, e repeti a viagem com o mesmo resultado. Na volta, os
que se lembravam dela, queriam notícias, e eu dava-lhes, como se acabasse de viver com ela; naturalmente as
viagens eram feitas com o intuito de simular isto mesmo, e enganar a opinião.”
Texto III
“Vivemos em tempos líquidos. Nada foi feito para durar”.
Essa é uma das frases mais famosas do
sociólogo polonês Zygmunt Bauman, falecido em janeiro de 2017 (...), aos 91 anos. As formas de vida
contemporânea, Bauman, assemelham-se pela vulnerabilidade e fluidez, incapazes de manter a identidade por
muito tempo, o que reforça um estado temporário e frágil das relações sociais e dos laços humanos. Essas
mudanças de perspectivas aconteceram em um ritmo intenso e vertiginoso a partir da segunda metade do século
XX. (...) As promessas de compromissos, escreve Adrienne Burgess, “são irrelevantes a longo prazo”.
BAUMAN, Sigmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zalvar, 2004.
Texto IV
Para Platão, o mundo perfeito é o ideal, onde está a verdadeira essência das coisas, nossa alma, e o
mundo em que vivemos, o do corpo, é um rascunho, uma cópia mal feita do ideal. Tudo o que sentimos com o
corpo não pode ser confiável, já que os sentidos sempre nos pregam peças!
Esse pensamento de Platão influencia até hoje o pensamento ocidental. A imensa maioria das pessoas
vive sua vida sempre em busca de um ideal, uma meta, um objetivo que está lá na frente – nunca no presente. (...)
Esperamos que as pessoas sejam diferentes do que são, sonhamos com o marido ideal, com o filho ideal, com o
chefe ideal. http://www.pensarcontemporaneo.com/qual-formula-da-felicidade-nietzsche-spinoza-e-maquiavel-respondem/
PROPOSTA MODELO UERJ: Com base na imagem, nos textos desta prova e em suas próprias reflexões,
escreva uma redação argumentativo-dissertativa, em prosa, com 20 a 30 linhas, sobre o seguinte tema:
Os relacionamentos interpessoais contemporâneos:
frágeis e efêmeros ou sólidos e duradouros?
Utilize a norma-padrão da língua e atribua um título à redação, que deve ser escrita inteiramente com caneta e não
deve ser assinada.