EM - DISSERTAÇÃO - MODELO UERJ - O CELIBATO CLERICAL, A PARTIR DA OBRA "DOM CASMURRO"
UERJ
O CELIBATO À LUZ DA IGREJA CONTEMPORÂNEA
MODELO P/UERJ - 2018
NOVIDADE: A Uerj já adiantou o assunto da prova de Redação, qual seja, uma polêmica levantada na obra Dom Casmurro, de Machado de Assis. Mas atenção: os candidatos não poderão desenvolver nem resumo nem resenha da obra, e sim uma dissertação argumentativa.
Texto I No fragmento abaixo, recolhido de Dom Casmurro, Bentinho revela a Escobar que não pode ser padre.
Capítulo LXXVIII
(Dom Casmurro, Machado de Assis)
— Escobar, eu não posso ser padre. Estou aqui, os meus acreditam, e esperam; mas eu não posso ser padre. Dei duas voltas e sussurrei a primeira palavra da minha confidência, tão escassa e surda, que não a ouvi eu mesmo; sei porém que disse uma pessoa... com reticência. Uma pessoa?... Não foi preciso mais para que ele entendesse. Uma pessoa devia ser uma moça. Nem cuides que pasmou de me ver namorado; achou até natural e espetou-me outra vez os olhos. (...). Escobar escutava com interesse; no fim da nossa conversação, declarou-me que era segredo enterrado em cemitério. Deu-me de conselho que não me fizesse padre. Não podia levar para a igreja um coração que não era do Céu, mas da Terra; seria um mau padre, nem seria padre. Ao contrário, Deus protegia os sinceros; uma vez que eu só podia servi-lo no mundo, aí me cumpria ficar.
Texto II Na igreja, antes de falar de celibato, primeiro se fala de continência para os ministros ordenados. A normativa sobre a continência para os ministros ordenados entre em vigor no século IV. (...) A normativa da Igreja ainda impõe que a continência seja perfeita por parte daqueles que são escolhidos para o serviço dos sacramentos “para que aquilo que ensinaram os apóstolos, e a história conservou, seja observado também por nós”. E continua: “Todos são de acordo que o bispo, o padre e o diácono, custódios da pureza, abstém-se da união conjugal com as suas esposas, para que venha preservada a pureza perfeita daqueles que servem no altar”. http://www.abiblia.org/ver.php?id=172
Texto III Papa Francisco considerou (...), que é necessário "refletir" sobre a possibilidade de ordenar (...) homens maduros, casados, envolvidos com a Igreja. (...) Muitos na Igreja acreditam que, por conta da falta de padres em muitos países, seria necessário criar um novo setor: ao lado dos padres que fizeram os votos de celibato na sua ordenação, recomendam ordenar homens casados, aposentados, os quais construíram um longo compromisso na Igreja. https://g1.globo.com/mundo/noticia/papa-francisco-estaria-aberto-a-ordenacao-de-homens-casados.ghtml
PROPOSTA MODELO UERJ: Com base nos textos de apoio e em suas próprias reflexões, posicione-se, numa redação argumentativo-dissertativa em prosa, sobre o tema:
“O celibato e o casamento dos padres
à luz da Igreja contemporânea.”
Utilize a norma-padrão da língua e atribua um título à redação, que deve ser escrita inteiramente com caneta e não deve ser assinada. Escreva de 20 a 30 linhas.