VOLTAR PARA OS TEMAS

[G15] ENSINO FUNDAMENTAL - DISSERTAÇÃO - SUPEREXPOSIÇÃO NAS REDES SOCIAIS

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA - EF

SUPEREXPOSIÇÃO NAS REDES SOCIAIS

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

ID: G15


Texto I



Acesso em 11.07.2021.


Texto II

A internet e as redes sociais criaram um espaço infinito para a livre circulação de ideias e opiniões. A reboque, nesse território são instalados tribunais instantâneos que elevam ou enterram as reputações de celebridades e gente comum sem a menor piedade. Nesse meio é possível ter acesso aos mais brilhantes pensadores e conhecer gente bacana para, no clique seguinte, entrar na mira do pior dos criminosos ou ser vítima do mais insuspeito mau-caráter. Há notícias falsas, mentiras políticas, campanhas de ódio, constrangimentos públicos, agressões verbais, preconceitos, assédios, exposições de intimidade e até tentativa de homicídio usando os canais para aproximação com a vítima.

VARGAS, André. Disponível em: https://istoe.com.br/os-perigos-das-redes-sociais/

Acesso em 11.jul.2021.


Texto III

Superexposição nas redes sociais traz consequências negativas para adolescentes e crianças

A superexposição nas redes sociais é preocupante, especialmente quando ocorre entre as crianças e adolescentes. (...) Muitos não se preocupam em expor a vida familiar, pessoal, amorosa, social e profissional. (...) Desde que acordam até a hora em que vão dormir, postam os lugares que frequentam, os horários, e muitas outras informações pessoais. Porém, se esquecem que pessoas de má índole estão vigiando e, com isso, se tornam potencial vítimas de criminosos. Entre as questões que deixam os pais mais aflitos, está a superexposição dos filhos nas redes sociais. Por serem jovens demais, não conseguem discernir determinados comportamentos, como sendo certos ou errados. (...) Com a finalidade de adquirir certos objetos a um preço bastante atrativo, os filhos podem fornecer dados do cartão de crédito de seus pais, por exemplo. Com isso, os pais acabam sendo prejudicados, financeiramente. Além disso, pessoas podem ser ofendidas, por meio de mensagens anônimas, bem como constrangidas e ameaçadas – isso é o que se chama “assédio virtual”, o que é muito perigoso.

Qual a solução para proteger os filhos?

(...) Para que os pais fiquem mais tranquilos, eles podem usar os aplicativos a favor deles. Atualmente existem os apps para controle parental, os quais permitem que os pais vigiem as atividades digitais dos filhos. Esses aplicativos foram desenvolvidos para atender a essa necessidade, bem como para rastrear celular para a localização das crianças em tempo real. Outras funções incluem ainda: definir limites para o tempo online, monitorar o uso deaplicativos, entre muitas outras oportunidades úteis aos pais.

https://www.greenmebrasil.com/viver/especial-criancas/7922-superexposicao-redes-sociais-consequencias-negativas-adolescentes-criancas/, adaptado

Acesso em 11.jul.2021


COMANDO:Escreva uma dissertação argumentativa sobre o tema: “Os perigos da superexposição nas redes sociais”.


SÓ PARA LEMBRAR...Os textos dissertativos apresentam e discutem um tema. Para escrever a dissertação, entre outros aspectos aprendidos em sala de aula, é necessário: 1) apresentar o tema; 2) apresentar a tese (sua opinião/posicionamento sobre o tema; 3) discutir o tema, a partir de evidências, fatos, comparações, justificativas, exemplos, comentários de voz de autoridade etc.; 4) finalizar o raciocínio, ou seja, desfechar o texto, retomando e reforçando o ponto de vista defendido ao longo do texto.


IMPORTANTE:Se você já tinha o hábito de ler jornais e assistir a documentários, a partir de agora, isso vai ajudar você a fundamentar sua discussão. Afinal, só é possível discutir, ou seja, defender um ponto de vista, quando se tem conhecimento sobre aquele determinado assunto. Se não for assim, bem provavelmente, a dissertação pode ficar bem próxima do senso comum, quer dizer, bem próxima daquilo que todo mundo diz. Os textos acima, como você percebeu, ajudam você a pensar um pouco mais sobre o tema – e quanto mais você ler sobre ele, mais repertório, quer dizer, conteúdo você terá para desenvolver sua dissertação.