VOLTAR PARA OS TEMAS

[G17] ENSINO FUNDAMENTAL - DISSERTAÇÃO - RINHA DE CÃES

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA - EF

RINHA DE CÃES

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

ID: G17 


Texto I

“Rinha” é o confronto provocado entre animais, em uma espécie de luta livre, em área delimitada. As mais conhecidas são a rinha de galos e a rinha de cães”. A rinha de cães é uma luta realizada entre cães especialmente criados e treinados para tal façanha. É um esporte sangrento de grande entretenimento que existe há séculos e que já chegou a gerar muitos lucros para criadores e donos de cães. Em muitos países, assim como no Brasil, o “esporte” é proibido por lei, mas ainda é praticado de forma clandestina. (...) Durante a “Rinha”, dois cães são colocados juntos para brigarem entre si. A “luta” só termina quando o dono do cão desiste retirando-o do ringue ou arena. Em combates profissionais, há um tipo chamado “Till Death do Us Part” (até que a morte nos separe), em que a “luta” termina com a morte de um dos cães. (...)

É preciso lembrar que o cão de rinha, não é uma raça específica, que nasceu para isso, é um cão como outro qualquer, que foi “treinado e estimulado”, desde pequeno, para combater outro cão. Ele apenas APRENDEU o que o SEU DONO ENSINOU.

Culpar o cão pelos atos do homem é o mesmo que condenar à prisão, a ferramenta que foi usada para cometer um crime. Além disso, muitos animais gravemente feridos em rinhas são abandonados pelo seu dono, que geralmente não quer arcar com os gastos da sua recuperação.

Disponível em: https://vidanimal.com.br/rinhas-de-caes/, adaptado

 


Texto II


https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2019/12/20/caes-usados-em-rinha-de-sao-paulo-e-ate-no-exterior-eram-criados-em-chacara-de-anapolis.ghtml


Texto III

Entre as práticas desse treinamento para as lutas está a corrida em esteiras (...) e há muita violência a partir do primeiro ano de vida. (...) Em seu perfil no Instagram, a ativista Luísa Mell (...) explicou que os criadores imobilizam a fêmea e colocam focinheira nos machos para cruzarem, já que o nível de estresse ao qual são submetidos faz com que eles briguem com qualquer cão, mesmo sendo extremamente dóceis com humanos.

RUPP, Isadora. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50862026


Texto IV


Disponível em: https://catracalivre.com.br/cidadania/rinhas-ativistas-organizam-manifestacoes-por-justica-para-caes/


COMANDO: Escreva uma dissertação argumentativa sobre o tema: "O debate em torno das rinhas de cães".


SÓ PARA LEMBRAR...Os textos dissertativos apresentam e discutem um tema. Para escrever a dissertação, entre outros aspectos aprendidos em sala de aula, é necessário:

1) apresentar o tema;

2) apresentar a tese (sua opinião/posicionamento sobre o tema;

3) discutir o tema, a partir de evidências, fatos, comparações, justificativas, exemplos, comentários de voz de autoridade etc.;

4) finalizar o raciocínio, ou seja, desfechar o texto, retomando e reforçando o ponto de vista defendido ao longo do texto.


IMPORTANTE: Se você já tinha o hábito de ler jornais e assistir a documentários, a partir de agora, isso vai ajudar você a fundamentar sua discussão. Afinal, só é possível discutir, ou seja, defender um ponto de vista, quando se tem conhecimento sobre aquele determinado assunto. Se não for assim, bem provavelmente, a dissertação pode ficar bem próxima do senso comum, quer dizer, bem próxima daquilo que todo mundo diz. Os textos acima, como você percebeu, ajudam você a pensar um pouco mais sobre o tema – e quanto mais você ler sobre ele, mais repertório, quer dizer, conteúdo você terá para desenvolver sua dissertação.