VOLTAR PARA OS TEMAS

[FP4] EF - PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - MAUS TRATOS A ANIMAIS

PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - DISSERTAÇÃO - EF

MAUS-TRATOS A ANIMAIS

PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO

MODELO ENEM

ID: FP4


TEXTO I



TEXTO II
A Constituição Federal garante a proteção da fauna e veda práticas que submetam os animais à crueldade. O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais considera crime as práticas de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Dessa forma cabe a todo cidadão denunciar quando essa prática for de seu conhecimento.

https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/saiba-como-denunciar-maus-tratos-aos-animais/

Texto III

Alguns circos ainda usam animais para os espetáculos. Animais selvagens, como leões, tigres, elefantes e macacos, são domesticados (...). O público aplaude, mas não sabe o quanto aqueles animais foram castigados para aprenderem a fazer coisas que são completamente contra a natureza deles. Para serem amestrados, esses animais sofrem torturas, ficam presos, são surrados, pois aprendem basicamente por conta da dor e do medo. O tratamento dos animais no circo, com as constantes viagens, treinamentos, apresentações e a falta de cuidados adequados sujeitam os animais a viverem em permanente estado de estresse psicológico e emocional.

www.bicodocorvo.com.br


Texto IV

Segundo Schopenhauer, filósofo alemão do século 19, “A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem. A compaixão por todos os seres vivos é prova mais firme e segura da conduta moral”.


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija o parágrafo introdutório para um texto dissertativo-argumentativo, nos moldes do Enem, sobre o tema: "Os desafios para acabar com os maus-tratos a animais". Escreva de 6 a 8 linhas.