VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - DISSERTAÇÃO - EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO

PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - DISSERTAÇÃO - EM

EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO

PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO

ID: FKE


Texto I


https://56e9af4bb89f1d73465cbd39.static-01.com/l/images/dad365877fc9887354e0180e18a3ab96ba7001f2.jpg


Texto II

O empreendedorismo é o que move a economia de qualquer país. Segundo o Data Sebrae, existem hoje 12 milhões de empreendimentos no Brasil; destes, 98,5% compreendem as micro e pequenas empresas, que geram 55% dos empregos com carteira assinada no setor privado da economia. Investir em empreendedorismo na escola é garantir às crianças e jovens da nova geração não apenas a inserção produtiva no mercado de trabalho, como também o desenvolvimento de competências que valem para a vida toda. Incluir o empreendedorismo na escola vem ao encontro da necessidade de preparar crianças e jovens aos novos desafios do século XXI, em um cenário em que o mercado de trabalho exige profissionais com competências múltiplas, que tenham capacidade de aprender, de adaptar-se a situações novas e de promover transformações.

https://escolasexponenciais.com.br/inovacao-e-gestao/empreendedorismo-na-escola-por-que-investir/


Texto III

A escola tem o papel de contribuir para a transformação da sociedade. Por isso, é fundamental preparar os estudantes para se tornarem protagonistas de suas próprias vidas e dessa mudança. Nesse contexto, faz todo o sentido aplicar os conceitos do empreendedorismo na educação. (...) Especialistas preveem o fim do conceito tradicional de emprego, e quem pretende continuar no mercado deve se adaptar a novos modelos. (...) Estudos mostram que existe uma relação direta entre o empreendedorismo e o crescimento econômico. Atividades empreendedoras contribuem para a geração de postos de trabalho, melhor distribuição de renda e prosperidade. (...) É fundamental que a escola fique atenta às necessidades da comunidade e as atenda por meio de sua proposta pedagógica. Diante de tantas mudanças econômicas e da substituição evidente do modelo baseado no emprego por uma sociedade voltada para o trabalho e geração de negócios, ela não pode negligenciar a relevância de aplicar os princípios do empreendedorismo na educação e preparar seus estudantes para essa nova realidade.

https://gutennews.com.br/blog/2018/09/21/empreendedorismo-na-educacao-como-incentivar-os-alunos/

Texto IV

Há os argumentos de que “a educação empreendedora deve começar na mais tenra idade, porque diz respeito à cultura, que tem o poder de induzir ou de inibir a capacidade empreendedora”, afirma Fernando Dolabela, criador dos maiores programas de ensino de empreendedorismo do Brasil na educação básica e universitária. Nesse mesmo sentido, José Dornelas, autor de livros sobre o tema empreendedorismo, afirma: “É importante salientar que para ser empreendedor não é necessário ser empresário. E o contrário também deve ser ressaltado: nem todo empresário pode ser considerado um empreendedor.” (...) Nos últimos anos, têm se desenvolvido diversas iniciativas de implantação do empreendedorismo na educação, seja como tema transversal às diversas disciplinas do currículo, seja como disciplina propriamente dita, constante do currículo de instituições educacionais formais de educação básica e superior, privadas e públicas.

Silvana Aparecida de Souza, in: file:///C:/Users/Admin/Downloads/3291-9706-2-PB.pdf, com ajustes


Texto V

A preparação educacional de um indivíduo é extremamente importante para desenvolver a base do seu intelecto, bem como para definir o seu caráter enquanto membro de uma sociedade. A esse respeito, é no meio familiar e escolar que o jovem começa a dar os primeiros passos na compreensão de conteúdos e informações que farão toda a diferença em sua caminhada. Por conta disso, um dos assuntos que cada vez mais ganham importância nos dias atuais é o empreendedorismo na educação. (...) A tecnologia está entre os recursos mais importantes na promoção do empreendedorismo na educação. Isso porque os jovens da atualidade estão cada vez mais inseridos nos meios e artigos tecnológicos, influenciando sua forma de lazer, trabalho e consumo. Por conta disso, qualquer iniciativa de educação deve investir em todas as ferramentas tecnológicas para transmitir o conteúdo aos alunos.

https://comercioemacao.cdlbh.com.br/2020/02/12/entenda-por-que-adotar-o-empreendedorismo-na-educacao/


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija o parágrafo introdutório para um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “OS DESAFIOS PARA A INSERÇÃO DA CULTURA DO EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO”.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.