VOLTAR PARA OS TEMAS

[FP6] EF - PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR

PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - DISSERTAÇÃO - EF

A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR

PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO

MODELO ENEM

ID: FP6


A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija o parágrafo introdutório para um texto dissertativo-argumentativo, nos moldes do Enem, sobre o tema: “A necessidade de valorizar-se o professor no Brasil do século 21”. Escreva de 6 a 8 linhas. 


Texto I


https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/10/brasil-e-o-pais-com-menor-valorizacao-dos-professores-indica-estudo-internacional.shtml

 

Texto II

Após a Segunda Guerra Mundial, havia uma grande preocupação relacionada com a falta de professores. Para incentivar a formação de novos docentes, o primeiro-ministro na época decretou que os professores ganhariam 30% a mais do que normalmente outros funcionários públicos ganhavam. (...) Para termos ideia sobre valores (...), o salário médio anual de um professor do Ensino Fundamental no Japão no início da carreira é de 26.031 dólares (incluindo os bônus). O valor aumenta conforme o tempo de trabalho e experiência, podendo chegar a 57.621 dólares anuais.

http://www.japaoemfoco.com/professores-no-japao/


Texto III

Uma pesquisa recente demonstrou que os jovens não se interessam mais pela licenciatura e se voltarmos um pouco no tempo lembraremos de alguns comerciais de TV incentivando os jovens a escolher essa profissão. E ninguém sai por aí incentivando as pessoas a escolherem uma determinada profissão se ela não for de extrema importância. (...)

Professor é aquele que escolheu por licenciatura. É aquele que, mesmo nos momentos de lazer, pensa em seus aprendizes, seja num passeio que poderia levá-los ou num filme que poderia mostrar-lhes. Professor não é alguém que faz bico ou se aproveita de todos os seus títulos para ministrar em uma faculdade. Professor é aquele que acredita fazer sua pequena contribuição para o crescimento de cada um de seus estudantes. Professor é aquele que até hoje eu agradeço por ter me ensinado. Não fosse a contribuição dos meus professores, as minhas descobertas incentivadas por eles, tantos conselhos, tantos “é assim que se faz”, tantos “você precisa melhorar”, com certeza não seria quem sou hoje.

Por Wemerson Damasio, in https://pausadramatica.com.br/2016/07/31/carta-resposta-ao-artigo-professor-ganha-mal-publicado-na-revista-veja/, com ajustes