EFAF - NARRATIVA - A AMIZADE É O MELHOR REMÉDIO - PATCH ADAMS
NARRATIVA - EF ANOS FINAIS
NARRATIVA
"A AMIZADE É O MELHOR REMÉDIO!"
ID: FK4
Narrar é contar uma história, que pode ser real ou imaginária; verossimilhante ou fantástica, cujas ações podem se desenvolver no presente, no passado ou no futuro.
A trama (ou a história, o enredo) deve envolver personagens, os quais interagem entre si, provocando cenas, em determinado lugar (pátio do colégio; Buenos Aires) e em determinada época (Natal; maio do ano passado etc.).
É muito comum haver fragmentos descritivos ao longo dos textos narrativos, para “desenhar” na mente do leitor aspectos das personagens (alto; tristonho etc.) e dos ambientes (casa destelhada; jardins floridos etc.).
A estrutura do texto narrativo, ainda que maleável, procura seguir: apresentação das personagens, com a inserção delas no espaço e no tempo; conflito (situações em que as personagens começam a interagir, a partir de um acontecimento), clímax (instante de maior tensão dentro da trama) e desfecho (final da trama).
CONTEXTUALIZAÇÃO:
Patch Adams é um médico norte-americano, famoso por sua metodologia inusitada
no tratamento de enfermos. Durante o curso de medicina, Adams tornou-se
conhecido pela conduta pontualmente feliz e apaixonada pelos pacientes. (...)
Além de médico, humorista, humanista e
intelectual, Patch Adams é também um ativista em busca da paz mundial. Segundo
ele, seu intuito não é apenas mudar, através do humor, a forma como a medicina
é praticada hoje. Ele traz uma mensagem de amor ao próximo que, se praticada
por todos, certamente irá mudar o mundo. É dele a célebre frase: “A amizade é o
melhor remédio”.
COMANDO: A frase de Patch Adams, “A amizade é o melhor remédio”, é o ponto de partida de sua NARRATIVA. Pense num acontecimento em que você e seus amigos estejam envolvidos, e que você chegue à seguinte conclusão: "a amizade é o melhor remédio".
Não economize criatividade!
. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.
. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...
. Até o final da narrativa, o leitor pretende encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...
. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados, se as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, as regras de acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos.