VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - GUIA TURÍSTICO E ROTEIRO DE VIAGEM - PORTO SEGURO

GUIA TURÍSTICO - EF ANOS FINAIS

GUIA TURÍSTICO

O QUE FAZER EM PORTO SEGURO?

ID: EVP


 

https://www.google.com/maps/search/pontos+turisticos/@-16.453841,-39.0950862,13z


CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que você tenha sido convidado por uma agência de turismo para redigir um GUIA TURÍSTICO, com ROTEIRO DE VIAGEM para um pacote de viagem a Porto Seguro/BA. Para isso, você deve pesquisar informações sobre o lugar: praias, hotéis, museus, teatros, restaurantes, feiras, monumentos, parques, reservas, trilhas, excursões culturais e outros pontos de interesse dos visitantes. As informações constantes do texto não verbal ao lado também podem ser aproveitadas.

Escreva, aproximadamente, 25 linhas.


Confira explicações a respeito da redação de um GUIA TURÍSTICO.


O GUIA TURÍSTICO, como o próprio nome adianta, é um gênero textual de caráter, ao mesmo tempo, informativo e propagandístico. O guia também pode sugerir um ROTEIRO, a fim de otimizar* o percurso.


É um texto que tem por finalidade apresentar, orientar e direcionar pessoas/turistas, a respeito do planejamento e da organização de uma viagem. Geralmente, pessoas que pretendem viajar a um lugar em que nunca estiveram recorrem a um guia, para saberem como chegar (vias de acesso, meios de locomoção). O guia também costuma indicar hotéis, restaurantes, pontos turísticos etc.

*otimizar: criar condições mais favoráveis para; tirar o melhor partido possível de.


Partes ou seções do guia turístico:

1. Introdução: apresentação do lugar (texto e fotos), com expressões que incentivem o turista a visitar o lugar – venha para ___________; conheça ___________; divirta-se em _____________ etc.;

2. Como chegar – endereço;

3. O que fazer – indicação de parques, museus, teatros, feiras etc.;

4. Onde se hospedar – indicação de hotéis ou pousadas;

5. Onde comer – indicação de restaurantes, lanchonetes, espaços gastronômicos;

6. Clima – estações bem definidas; neve etc.


Outras dicas sobre a redação do guia turístico:

. é escrito na terceira pessoa do singular;

. leva título – geralmente: O QUE FAZER EM... (nome da cidade);

. os adjetivos são explorados, a fim de valorizarem cenários, paisagens etc.


Para o roteiro: é preciso pensar no percurso, para melhor aproveitar a viagem – passeios, compras etc.


SUPER DICA: Para desenvolver essa atividade, é possível "visitar" Porto de Galinhas por meio de conteúdos disponíveis na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube.


Não se esqueça: Antes de entregar seu texto corretor, revise-o. Releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as ideias, frases e parágrafos estão bem ligados entre si, se as orientações têm uma sequência lógica e não se embaralham, se não há repetições, se a ortografia, as concordâncias, as regências, as conjugações verbais e as pontuações estão corretas.