VOLTAR PARA OS TEMAS

[FYF] EF - ESQUEMA - DESCOBRIMENTO DO BRASIL

ESQUEMA - EF

DESCOBRIMENTO DO BRASIL

ESQUEMA

ID: FYF


O QUE É ESQUEMA?

Você já sabe, mas não custa lembrar...

O esquema é a representação gráfica de um texto ou processo, por meio de tópicos, os quais trazem, hierárquica e cronologicamente, as ideias mais importantes do texto base. O esquema é breve e claro.

O esquema pode ser comparado, metaforicamente, com um esqueleto – a coluna vertebral, que sustenta o corpo todo, é o tema (palavra ou frase-chave) do esquema, que norteia o texto todo; depois vem a sequência dos desdobramentos (como se fossem as costelas), que, obviamente, estão ligadas ao tema.

Qual é o objetivo de um esquema?

O esquema permite uma visão rápida e global de um texto, atendidas a hierarquia das ideias, que resultarão num todo coerente/lógico. O esquema é recurso eficiente para os estudantes/vestibulandos, quer seja porque, enquanto o esquema é composto, já assimilam melhor o conteúdo do texto base; segundo porque as próximas leituras (por meio do esquema) serão mais rápidas, ideal para a recapitulação de conteúdos para as provas.

Como fazer um esquema?

O ideal é que se leia o texto e, ao mesmo tempo, sejam grifadas as palavras-chave de cada parágrafo. Em tese, a ideia central de cada parágrafo será um desdobramento do tema. Cada desdobramento, por sua vez, poderá ter outras implicações (ideias secundárias) importantes.

Círculos, quadrados, triângulos, setas, grifos, tracejados, asteriscos e outras representações gráficas visuais (sinais) podem ajudar a compor o esquema.

Desse modo, atentando à hierarquia e à cronologia dos fatos ou das ideias (quer dizer, à progressão textual):

1. selecione as palavras principais de cada parágrafo;

2. selecione/organize as implicações/as ideias secundárias – nem todas são essenciais;

3. escreva o esquema.


Disponível em: https://i.pinimg.com/originals/3d/44/ed/3d44ed3fdb6b03f134f25f0f116c941b.jpg 



COMANDO: O texto abaixo, a respeito do DESCOBRIMENTO DO BRASIL, é o ponto de partida para a composição de um ESQUEMA.

O Descobrimento do Brasil foi o resultado de diversas expedições marítimas realizadas pelos navegadores portugueses. (...) Depois de algumas excursões, eles acharam que se tratava de uma ilha e só mais tarde descobriram que, na verdade, estavam em um novo continente.

A expedição de Cabral

O Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500. Saiba como tudo aconteceu.

Na esquadra que aportou no Brasil havia experientes navegadores. As caravelas saíram do Rio Tejo, em Lisboa, no dia 9 de março de 1500. Eram treze embarcações com 1400 homens a bordo, que fariam o Descobrimento do Brasil. Tudo estava sob o comando de Pedro Álvares Cabral, já que tinha como destino as Índias.

A esquadra se lança ao mar

Pouco antes da partida, foi rezada uma missa no Mosteiro de Belém, sendo benzida uma bandeira com as armas do reino. O próprio rei a entregou nas mãos a Cabral. No dia 22 de março os navegantes contornaram a Ilha de Cabo Verde e seguiram para Oeste, atravessando o Oceano Atlântico. A comunicação entre os navios era feita por disparos de canhão e isso evitava que se perdessem uns dos outros.

O Dia do Descobrimento

A esquadra de Cabral navegou por aproximadamente 3600 quilômetros em um mês e encontrou os primeiros sinais de terra. No dia 22 de abril de 1500, chegaram ao Brasil as caravelas portuguesas, ao sul do atual litoral baiano, no local chamado de Porto Seguro.

No início, como acreditassem que se tratava de um grande monte, chamaram-no “Monte Pascoal”. E no dia 26 de abril foi celebrada por Frei Henrique de Coimbra a primeira missa no Brasil, depois da qual Pero Vaz de Caminha redigiu uma carta ao rei Dom Manoel, relatando o descobrimento das terras. Em seguida, Cabral determina que um dos navios retorne a Portugal com a notícia.

De Ilha de Vera Cruz para Brasil

Depois que deixou as terras recém-descobertas, Cabral seguiu em direção à Índia. Como havia dúvida se a terra descoberta se tratava de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Com a exploração realizada por outras expedições portuguesas, descobriram que as terras descobertas eram, na verdade, um continente, e passaram a ser chamadas “Terra de Santa Cruz”. Apenas com a descoberta do pau-brasil em 1511, o local passou a ser chamada “Brasil”.

https://conhecimentocientifico.r7.com/como-aconteceu-o-descobrimento-do-brasil/, adaptado