VOLTAR PARA OS TEMAS

[FT2] EF - E-MAIL - CONVITE PARA PALESTRA SOBRE PROJETO DE VIDA

E-MAIL - EF

PROJETO DE VIDA

TEXTO PARA E-MAIL - CONVITE PARA PALESTRA

ID: FT2 


O QUE É UM E-MAIL?

Embora você já saiba, não custa lembrar que o correio eletrônico ou e-mail é um método que permite escrever, enviar e receber mensagens por meio da internet.


SIGA O PASSO A PASSO PARA ESCREVER UM E-MAIL: 

Ainda que a composição seja bastante maleável, convém adotar o seguinte passo a passo para a escrita do e-mail:

  • Nome do destinatário da mensagem e Assunto – espaços pré-formatados;
  • Saudação e vocativo – Olá, Rodrigo! Tudo bem?
  • Apresentação do assunto – pedidos, agendamento de compromissos, avisos, instruções etc.;
  • Agradecimento;
  • Despedida;
  • Nome do emissor da mensagem.


OUTRAS ORIENTAÇÕES:

  • Cuide da Gramática – ortografia, acentuação, concordâncias, regências, conjugação verbal, colocação pronominal etc.;
  • Use vocabulário simples;
  • Não use palavrões nem qualquer outra expressão grosseira ou discriminatória;
  • Desenvolva um único assunto, ainda que contenha mais de um pedido – nesse caso, é possível usar marcadores: 1), 2), 3) etc.;
  • Não prolongue o texto – atente-se à concisão;
  • Conduza o texto na 1ª pessoa do singular;
  • Organize o raciocínio para que o texto tenha começo, meio e fim;
  • Revise o texto antes de enviá-lo.


CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que você, aluno do Ensino Fundamental do Colégio Machado de Assis, tenha sido informado de que haverá, na próxima semana, no salão nobre do colégio, uma palestra sobre A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE VIDA, um dos eixos da nova BNCC. Sem saber ao certo do que se tratava, procurou se informar sobre isso, e encontrou na net as matérias a seguir.


LEITURAS:

Texto I

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que determina as competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A BNCC também determina que essas competências, habilidades e conteúdos devem ser os mesmos, independentemente de onde as crianças, os adolescentes e os jovens moram ou estudam.

https://sae.digital/bncc-o-que-e-qual-e-o-seu-objetivo/

Texto II

A importância de construir “Projetos de Vida na Educação”

O projeto ou plano de vida representa não só os sonhos/as metas de uma pessoa, como também os caminhos para que tais sonhos/metas sejam conquistados. O Projeto de vida, num sentido amplo, faz-nos mais conscientes, a fim de que avaliemos trilhas de aprendizagem, valores, competências e dificuldades. É um exercício constante de tornar visível, na nossa linha do tempo, as descobertas, os valores, as escolhas, as perdas e também os desafios futuros, aumentando nossa percepção, aprendendo com os erros e projetando novos cenários de curto e médio prazo. É um roteiro aberto de autoaprendizagem, multidimensional, em contínua construção e revisão, que pode modificar-se, adaptar-se e transformar-se ao longo da nossa vida, uma vez que aprendemos a fazer perguntas fundamentais a nós e aos outros, e a buscar respostas possíveis, a fazer escolhas difíceis e a avaliar continuamente nosso percurso. Isso dará sentido e prazer, uma vez que aprendemos em todos os espaços e tempos, e de múltiplas formas, em cada etapa da nossa vida. Muitas pessoas não desenvolvem esse autoconhecimento, muito embora isso pode ser ensinado e aprendido em qualquer etapa da vida; quanto antes, melhor.

Por José Moran, educador e pesquisador de projetos de inovação
http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2017/10/vida.pdf, adaptado


COMANDO: Escreva o texto para um E-MAIL a ser enviado à comunidade escolar (alunos, professores, colaboradores, pais etc.), convidando a todos para assistirem à palestra sobre A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE VIDA.

É importante considerar que há pessoas que, além de não saberem/conhecerem a BNCC, nunca se preocuparam em fazer um PROJETO DE VIDA. Seu texto de E-MAIL, apesar de ser breve/objetivo, deverá conter informações suficientes sobre o assunto, a fim de despertar o interesse da comunidade. Ninguém pode faltar à palestra! É claro que você considera essencial fazer um PROJETO DE VIDA, não é mesmo?

Escreva, aproximadamente, 10 linhas, contadas desde a saudação até o nome do emissor. Não se esqueça de acompanhar o passo a passo aqui mencionado.