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[FS9] EF - CARTA DE SOLICITAÇÃO - PROJETO DE VIDA

CARTA DE SOLICITAÇÃO - EF

PROJETO DE VIDA

CARTA DE SOLICITAÇÃO

ID: FS9


LEITURAS:

Texto I

O projeto de vida na escola é uma das competências citadas na BNCC. De acordo com o documento, este deve ser um eixo que se inicia nos anos iniciais do Ensino Fundamental e termina no Ensino Médio. Isso porque a ideia é desenvolver, desde cedo, o autoconhecimento da criança e, a longo prazo, dar ferramentas para a formação dela em um adulto responsável, autônomo e ético.

https://sae.digital/projeto-de-vida-na-escola/

Texto II

Idealizar a própria vida é ter consciência da responsabilidade de cada um em sua atuação social, descobrindo-se a si mesmo, aos outros e o meio em que vive. É o momento em que são percebidas as tantas formas e jeitos de ser. É também quando alguns dos preconceitos construídos socialmente atingem e afetam as crianças, o que pode ser revertido a partir do compromisso da escola em importar-se com o outro.

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/200-projeto-de-vida-ser-ou-existir

Texto III

O termo Projetos de Vida leva muita gente a pensar que vamos projetar a vida dos alunos ou dar uma receita de bolo para que ele chegue ao sucesso. Não é assim que funciona. Nunca dizemos como o aluno deve agir ou qual profissão deve seguir. Ao contrário: promovemos atividades reflexivas que o levam a reconhecer sua identidade, suas dificuldades e suas possibilidades de ação de acordo com seus próprios desejos. (...) Cada aula tem um tema diferente, e as reflexões podem partir de textos, músicas, vídeos e atividades lúdicas.

https://porvir.org/com-projetos-de-vida-alunos-e-professores-se-desenvolvem-juntos/


CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que você seja aluno do Colégio Machado de Assis, em cujo prédio há uma sala vazia, fechada, há anos. Com a implementação do PROJETO DE VIDA NA ESCOLA, sua turma decide pedir, formalmente, ao diretor do colégio, para que seja disponibilizada aquela sala vazia, a fim de que sejam ali desenvolvidas as aulas e as oficinas pertinentes ao projeto.

COMANDO: Você foi o aluno destacado para escrever a CARTA DE SOLICITAÇÃO ao DIRETOR DO COLÉGIO, que deverá contemplar, entre outros elementos essenciais ao gênero, a exposição do assunto, o pedido e o motivo do pedido.

Escreva, aproximadamente, 25 linhas.


A CARTA DE SOLICITAÇÃO, como o próprio nome adianta, é um gênero textual cuja finalidade é encaminhar a órgãos públicas ou instituições privadas, solicitações/pedidos de providências, concessões, favores, licenças, prazos e demais situações ou que surgem, geralmente, em meio à comunidade.

Ainda que a estrutura seja maleável, a CARTA DE SOLICITAÇÃO deve conter, a depender daquilo de que se solicita, basicamente:

. Data e local;

. Identificação da instituição/órgão a que se destina a solicitação;

. Vocativo;

. Referência – antecipação daquilo que se solicita;

. Identificação completa do solicitante/remetente;

. Exposição do fato e pormenorização do motivo da solicitação;

. Fundamentos da solicitação (lei municipal etc.);

. Solicitação (em destaque);

. Agradecimento pela expectativa de atendimento ao que se solicita;

. Despedida – “Atenciosamente”;

. Assinatura;

. Outros elementos e anexos (cópia de documentos, de matérias jornalísticas etc., a depender do caso).


A CARTA DE SOLICITAÇÃO pode ser conduzida na 1.ª ou 3.ª pessoa do singular, em nome próprio ou de terceiros.